Topo

Papa inicia viagem aos EAU para reforçar diálogo inter-religioso

03/02/2019 11h46

Roma, 3 fev (EFE).- O papa Francisco iniciou neste domingo uma viagem desde Roma aos Emirados Árabes Unidos, onde defenderá o diálogo inter-religioso e onde permanecerá até 5 de fevereiro, em uma visita histórica que o transformará no primeiro pontífice a visitar a península arábica.

O avião decolou às 13h27 locais (10h27, em Brasília) do aeroporto de Fiumicino e deve aterrissar no Aeroporto Presidencial de Abu Dhabi às 22h locais (15h, em Brasília).

Essa será a primeira vez em que um chefe da Igreja Católica visitará o país e Francisco aproveitará a ocasião para reforçar o diálogo religioso e levar sua proximidade à comunidade católica, composta quase na sua totalidade por migrantes.

A visita acontece depois da realizada em janeiro ao Panamá e antes da que fará ao Marrocos programada para 30 de março.

A agenda oficial do papa nos Emirados Árabes começará na segunda-feira com uma reunião com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed al Nahyan, no Palácio Presidencial.

Pela tarde, manterá também um encontro privado na Grande Mesquita Sheikh Zayed com membros do Conselho Muçulmano de Idosos, um grupo internacional com base nesta cidade e que é presidido pelo grande ímã da universidade islâmica do Cairo Al Azhar, Ahmed Al Tayyip.

Durante sua estadia no país, o papa também participará de um encontro inter-religioso sob o nome de "Irmandade Humana" no Memorial do Fundador, visitará a Catedral dedicada a São José e realizará uma missa na Cidade esportiva Zayed. EFE