Topo

Escritório de direitos humanos da ONU condena violência na Venezuela

24/02/2019 17h11

Genebra, 24 fev (EFE).- A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, condenou neste domingo a violência por parte das forças de segurança venezuelanas e grupos pró-governo nas fronteiras da Venezuela com a Colômbia e com o Brasil, que causou pelo menos quatro mortos.

Os episódios violentos de sexta-feira e sábado, nos quais também houve mais de 300 feridos, mostraram "cenas deploráveis", ressaltou em comunicado Bachelet, que pediu ao governo venezuelano que "deixe de empregar o uso excessivo da força contra manifestantes desarmados e cidadãos comuns".

A alta comissária também pediu ao regime do presidente Nicolás Maduro que contenha os grupos pró-governo envolvidos nos incidentes violentos, muitos deles relacionados com o bloqueio da ajuda humanitária que se dirigia à Venezuela.

"O uso de forças paramilitares e parapoliciais tem uma longa e sinistra história na região, e é muito alarmante vê-las operar de maneira tão clara na Venezuela", afirmou Bachelet.

Outros atores da comunidade internacional também condenaram estes incidentes violentos, caso da União Europeia, que criticou hoje a intimidação às pessoas que se mobilizaram para permitir a entrada de ajuda humanitária na Venezuela e pediu às forças de segurança venezuelanas que permitam sua distribuição. EFE