Topo

Explosão de carro-bomba deixa 1 morto e 13 feridos em Mossul, no Iraque

28/02/2019 18h12

Mossul (Iraque), 28 fev (EFE).- Pelo menos uma pessoa morreu e outras 13 ficaram feridas nesta quinta-feira na explosão de um carro-bomba na cidade de Mossul, no norte do Iraque e antigo bastião do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), segundo o Centro de Informação das forças conjuntas iraquianas.

Em um breve comunicado, as tropas do exército e da polícia não ofereceram mais detalhes sobre o que classificaram como "ataque terrorista".

O veículo carregado com explosivos estava estacionado junto ao prédio da Universidade de Mossul, na parte oriental da cidade, dividida em duas pela passagem do rio Tigre de norte a sul.

Em novembro do ano passado, pelo menos três pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas em uma explosão que aconteceu perto de um popular restaurante situado na rua Bagdá, no oeste da cidade.

Nesse momento, as autoridades não indicaram se a explosão foi provocada por uma bomba colocada em um veículo civil ou por um carro-bomba, nem quem pode estar por trás do ataque.

Mossul foi considerada a "capital" do EI no Iraque desde que os radicais a conquistaram, em junho de 2014, até sua libertação pelas forças iraquianas, em julho de 2017.

Atualmente, o grupo extremista perdeu praticamente a totalidade dos territórios que dominava no Iraque e na Síria, onde só controla uma pequena cidade no leste do país, junto à fronteira iraquiana.

No entanto, seus combatentes ainda mantêm sua presença no deserto sírio e também em vários pontos do Iraque, onde realizam ataques esporádicos contra militares e civis. EFE