PUBLICIDADE
Topo

Coletes amarelos e policiais entram em confronto na região central de Nice

23/03/2019 10h28

Paris, 23 mar (EFE).- O centro de Nice, cidade localizada no sudeste da França, foi palco neste sábado dos primeiros confrontos entre os coletes amarelos e a polícia, devido a concentração de manifestantes em um perímetro em que as autoridades locais proibiram qualquer ato.

Uma mulher, de 75 anos, ficou ferida, de acordo com informações veiculadas pela emissora "BFMTV", enquanto os agentes de segurança tentavam retirar o grupo da Praça Garibaldi.

Segundo a prefeitura de Nice, pelo menos, seis pessoas foram detidas durante a ação dos policiais, que encontraram muita resistência entre os manifestantes.

A cidade é uma das 15 em que foram estabelecidas áreas restritas a protestos, em decisão que tem como objetivo evitar incidentes como os do último sábado, na Champs-Élysées, em Paris, em que lojas foram vandalizadas, saqueadas e até incendiadas.

Em Paris, a icônica avenida, a praça do Arco do Triunfo, o entorno do Palácio do Eliseu, sede da presidência, e a Asembleia Nacional fazem parte deste perímetro estabelecido, que está sendo protegido por forte esquema de segurança.

Um porta-voz do departamento de polícia da capital afirmou à Agência Efe que até às 12h locais (8h de Brasília), foram realizadas 31 detenções, em diversos pontos da cidade, mas, que não havia registro de confrontos.

O governo francês não estimou o número de agentes que estão atuando hoje, mas, a "BFMTV" aponta para um efetivo de 4.700 policiais, além da utilização de seis blindados.

Em Paris, uma passeata dos coletes amarelos recebeu autorização e estava prevista para começar às 13h (9 de Brasília), na praça Denfert Rochereau. Outros pontos de concentração, no entanto, foram convocados, inclusive, na esplanada do Trocadero, próximo a Champs-Élysées. EFE