Topo

Rússia e Índia abordam cooperação nos Brics e não proliferação de armas

01/04/2019 16h00

Moscou, 1 abr (EFE).- Funcionários do alto escalão dos Ministérios das Relações Exteriores de Rússia e Índia discutiram nesta segunda-feira, em Moscou, a cooperação dentro do grupo dos Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, assim como temas relacionados com a não proliferação e o controle de armas nucleares.

A reunião contou com a presença do vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, e o secretário de Relações Exteriores da Índia, Vijay Keshav Gokhale, que faz visita oficial à capital russa, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em comunicado.

Segundo a nota, as partes debateram a "solicitação de Nova Délhi para entrar para o Grupo de Fornecedores Nucleares (NSG, na sigla em inglês), assim como outros temas relacionados com o regime de não proliferação e o controle de armas".

"Também foram abordados temas atuais da agenda internacional que são de interesse para os dois países", concluiu o ministério russo no breve comunicado.

A Índia, uma potência nuclear que não assinou o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), pediu sua incorporação ao NSG em 2016, mas, desde então, não obteve o apoio necessário para entrar no bloco, do qual fazem parte 48 países atualmente.

Também não obteve acesso a essa organização que regulamenta o comércio nuclear o vizinho Paquistão, outro país com arsenal nuclear que não assinou o TNP.

O principal opositor à entrada da Índia no Grupo de Fornecedores Nucleares é a China, aliada do Paquistão, que uma vez chegou a vetar a entrada do país no bloco. EFE