Topo

Confira relação de outros graves incêndios ocorridos em catedrais desde 1991

15/04/2019 19h08

O incêndio ocorrido hoje na catedral de Notre-Dame, em Paris, um dos principais expoentes da arquitetura gótica do mundo, é apenas mais um em uma longa lista de acidentes similares em outros templos religiosos.

Confira uma relação dos incêndios mais graves em catedrais desde 1991:

5 de Setembro de 1991 - A catedral de São Francisco Xavier, na cidade de Yamaguchi, no Japão, foi totalmente destruída, e seus dois campanários foram parcialmente inutilizados por um incêndio que começou ao longo da noite no local.

Construída em 1952 para comemorar o 400º aniversário da chegada de Inácio de Loyola ao Japão, a catedral era uma das principais atrações turísticas da cidade devido às descrições gravadas nas vidraçarias sobre a vida do missionário espanhol, que levou o cristianismo ao Japão.

6 de setembro de 1993 - Um incêndio causou danos consideráveis na cúpula da Catedral de Esztergom, no norte da Hungria, e colocou em risco os murais pintados dentro do monumento.

A Basílica de Esztergom, construída nos séculos XI e XII, foi reconstruída diversas vezes e adquiriu a atual forma em 1856.

Catedral de Notre-Dame em Paris pega fogo

Band Notí­cias

17 de outubro de 1994 - Um incêndio destruiu a capela da Nossa Senhora dos Desamparados da Catedral de Teruel, na Espanha. No monumento há uma torre mudéjar, datada do século 13, e declarada Patrimônio da Humanidade.

26 de outubro de 1994 - A cúpula da Catedral Alemã em Berlim, que estava passando por uma restauração, pegou fogo devido à faísca de uma solda usada por um dos operários que trabalhavam no local.

A catedral é um dos edifícios do centro histórico de Berlim que foram total ou parcialmente destruídos em 1943, como consequência dos bombardeios das forças aliadas durante a 2ª Guerra Mundial.

25.mar.2019 - A Catedral Alemã, em Berlim, em meio a obras de restauração, anos depois do incêndio ocorrido em 1994 - John MacDougall/AFP Photo - John MacDougall/AFP Photo
25.mar.2019 - A Catedral Alemã, em Berlim, em meio a obras de restauração, anos depois do incêndio ocorrido em 1994
Imagem: John MacDougall/AFP Photo

12 de abril de 1997 - Um incêndio destruiu completamente a capela da catedral de Turim, na Itália, construída no século 17, e parte do Palácio Real de Turim, ligado ao templo religioso por um corredor. O Santo Sudário, que é guardado no monumento, foi salvo.

18 de dezembro de 2001 - A catedral de St. John the Divine, em Nova York, nos Estados Unidos, foi parcialmente atingida por um incêndio controlado depois de quatro horas.

O fogo destruiu a loja de lembranças da igreja. A parte central, que não chegou a ser atingida pelas chamas, acabou sendo danificada pela água usada para extinguir as chamas e pela fumaça provocada pelo incêndio.

18.dez.2001 - Bombeiros tentam conter as chamas na catedral de St. John the Divine, em Nova York - AP Photo/The New York Times, Angel Franco - AP Photo/The New York Times, Angel Franco
18.dez.2001 - Bombeiros tentam conter as chamas na catedral de St. John the Divine, em Nova York
Imagem: AP Photo/The New York Times, Angel Franco

25 agosto de 2006 - Um incêndio causou grandes danos na Catedral da Santíssima Trindade, em São Petersburgo, segunda maior cidade da Rússia. Construído na primeira metade do século XIX e patrimônio arquitetônico protegido pelo governo, o monumento estava sendo restaurado no momento em que o fogo começou.

29 de outubro de 2014 - Um incêndio destruiu a Catedral de Sosnowiec, na Polônia, um templo neogótico construído em 1899.

2 de maio de 2016 - Um incêndio em uma catedral ortodoxa sérvia de Manhattan destruiu grande parte do edifício, incluído desde 1968 na lista de patrimônio protegido de Nova York.

O monumento, construído em 1855 como uma igreja episcopal, passou ser a uma catedral ortodoxa sérvia desde 1940.

26 de janeiro de 2017 - A catedral de San Nicolás de los Arroyos, que fica a 240 quilômetros ao norte de Buenos Aires, sofreu um incêndio que destruiu parcialmente o edifício, construído em 1800.