'Estrutura está preservada', diz governo francês sobre Notre-Dame
Após mais de três horas de incêndio na catedral de Notre-Dame, em chamas desde as 13h50 de hoje (18h50 na França), as autoridades francesas afirmaram que a estrutura da catedral, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade em 1991, foi poupada.
"Podemos acreditar que a estrutura do prédio está segura", afirmou o número dois do ministério do Interior, Laurent Nunez, por volta das 18h (23h na França).
Nunez pediu cautela, mas disse que está mais "otimista". Uma hora antes, o chefe dos Bombeiros havia dito que não sabia se seria possível controlar o fogo -- que agora começa a dar sinais de arrefecimento.
"A estrutura está salva e preservada na sua totalidade", confirmou Jean-Claude Gallet, comandante da brigada à frente da operação.
Gallet também afirmou que um bombeiro teria ficado seriamente ferido na operação, sem dar mais detalhes.
Macron: "vamos reconstruir a Notre Dame"
Em entrevista concedida a jornalistas, o presidente da França, Emmanuel Macron, lamentou o incêndio que atingiu a catedral, classificando-o como um "drama terrível", e disse que será feito um apelo a vários "talentos" do país para reconstruir a catedral.
"Vamos fazer um apelo aos maiores talentos e vamos reconstruir a Notre Dame, porque é isso que os franceses esperam e nossa história merece", declarou.
Segundo Macron, a fachada e a estrutura principal da catedral de Notre Dame não irão desabar graças ao trabalho dos bombeiros, a quem ele agradeceu pela "coragem extrema" e "profissionalismo".
O incêndio não deixou turistas, fiéis, nem membros da igreja feridos. Mas fez ceder o pináculo -- uma estrutura em formato de flecha, com 93 metros de altura, que passava por reformas. A estrutura era formada por 500 toneladas de madeira e 250 toneladas de chumbo.
Valérian Fuet, porta-voz dos bombeiros, disse que a localização da catedral, em uma ilha fluvial no meio de Paris, dificulta a ação dos bombeiros.
A agência de defesa francesa disse que aviões que despejam água são inadequados para incêndios como o de Notre Dame, porque poderiam causar o colapso de toda a estrutura.
Segundo o jornal Le Parisien, os bombeiros trabalham agora na evacuação de obras de arte da catedral e também na tentativa de preservar a parte de trás do edifício. "As obras mais valiosas já se encontram abrigadas", disse Gallet.
Fiéis retirados durante a missa
Uma missa iniciada às 18h15 estava em seus momentos finais quando o incêndio começou.
Segundo as televisões francesas, os fiéis foram retirados com tranquilidade quando funcionários da igreja notaram o incêndio no alto.
A princípio, pensaram se tratar de um foco isolado e não imaginavam a dimensão que as chamas tomariam.
*Com agências de notícias
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.