Topo

Grão-duque João de Luxemburgo morre aos 98 anos de idade

23/04/2019 05h01

Bruxelas, 23 abr (EFE).- O grão-duque João de Luxemburgo, morreu aos 98 anos de idade, de acordo com anúncio realizado nesta terça-feira pelo seu filho, o grão-duque Henrique.

"Com grande tristeza eu comunico o falecimento do meu amado pai, sua alteza real, o grão-duque João, que nos deixou em paz, cercado pelo amor de sua família", disse o grão-duque Henrique, através de um comunicado.

O antigo chefe de Estado de Luxemburgo tinha sido hospitalizado no dia 13 de abril, por conta de uma infecção pulmonar e seu estado de saúde piorou no último sábado, segundo informações do jornal "L'Essentiel".

Da dinastia Nassau, o grão-duque João ocupou o trono de Luxemburgo por 36 anos, entre 1964 e 2000, quando abdicou em favor de Henrique, seu filho mais velho.

Nascido em 5 de janeiro de 1921, no castelo de Berg, foi fruto da união da grã-duquesa Carlota e do príncipe Félix de Bourbon-Parma.

No dia 9 de abril de 1953 casou-se com a princesa Josefina Carlota da Bélgica, que faleceu em 2005, e era a irmã mais velha dos reis Balduino e Alberto II.

O grão-duque João e sua esposa tiveram cinco filhos: a princesa Maria Astrid; o atual grão-duque de Luxemburgo, Henrique; o príncipe João; a princesa Margarida, e o príncipe Guilherme. EFE

Mais Internacional