Topo

Presidente da Ucrânia aponta como prioridade obter cessar-fogo em Donbass

20/05/2019 09h49

Kiev, 20 mai (EFE).- O novo presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, afirmou nesta segunda-feira que a prioridade de seu governo é conseguir o cessar-fogo na região de Donbass, no leste do país, e que, para isso, está disposto a tomar "decisões complexas".

"Nossa prioridade é conseguir o cessar-fogo em Donbass", disse Zelenski no discurso de posse durante cerimônia solene no parlamento do país.

Veja também

"Posso garantir que estou disposto a tudo para que nossos heróis não sigam morrendo. Não tenho medo de tomar decisões complexas. Estou disposto a perder minha popularidade e, se for necessário, o meu cargo para que a paz seja estabelecida", afirmou Zelenski.

Além disso, o novo presidente enfatizou que esse objetivo deve ser alcançado "sem a perda de territórios".

"Nós não iniciamos esta guerra, mas nós temos que encerrá-la. Estamos dispostos ao diálogo e estou convencido de que o primeiro passo para o início desse diálogo será o retorno de todos os prisioneiros ucranianos", acrescentou Zelenski.

O novo chefe de Estado ressaltou que a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, e a região de Donbass, cenário de um conflito armado que começou também naquele ano e já deixou mais de 10 mil mortos, são territórios ucranianos.

Zelenski acrescentou que não parece certo falar em recuperação de territórios perdidos, porque "não se pode perder o que lhe pertence por direito".

Depois, o chefe de Estado falou em idioma russo para fazer um apelo a fim de recuperar o apoio da população russófona de Donbass.

Nesse momento, o deputado nacionalista Oleh Lyashko interrompeu o presidente por falar em russo.

Zelenski, por sua vez, retrucou ao afirmar que os habitantes do país "são todos ucranianos", sejam eles falantes de russo ou ucraniano. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Presidente da Ucrânia aponta como prioridade obter cessar-fogo em Donbass - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional