Topo

Ataque de homens armados mata 40 pessoas na República Democrática do Congo

13/06/2019 11h18

Kinshasa, 13 jun (EFE).- Pelo menos 40 pessoas foram assassinadas por homens armados na cidade de Tché, no nordeste da República Democrática do Congo (RDC), segundo informaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes da sociedade civil e do exército congolês.

Os ataques começaram na segunda-feira devido a conflitos de terras entre duas comunidades, e uma nova incursão nesta quarta-feira causou a morte de 40 civis, segundo disse à Efe por telefone Godefroid Tshombe, ativista da sociedade civil de Bunia, capital da província de Ituri, onde se encontra Tché.

"Houve uma incursão de homens com armas brancas que saquearam lojas e outros estabelecimentos", explicou Tshombe.

Os moradores conseguiram pedir auxílio das Forças Armadas, cujos soldados chegaram em helicóptero, mas não puderam conter a violência.

"A cidade estava paralisada desde segunda-feira e a comunidade hema decretou toque de recolher e luto para protestar contra este massacre de ontem e chorar seus mortos. Falam de 40 mortos", afirmou o ativista.

Na província nordeste de Ituri, particularmente nas margens do lago Alberta, são frequentes os ataques entre pastores da tribo hema e agricultores da etnia lendu por causa de conflitos de terras.

As atividades se paralisaram desde então na comunidade de Djugu, onde fica a cidade de Tché, mas - segundo disse à Efe o porta-voz das Forças Armadas, Jules Ngongo - a calma já voltou à região graças à intervenção do exército. EFE