Topo

Sobe para 22 o número de mortos em massacre de El Paso

05/08/2019 15h44

(Atualiza com novo relatório da polícia)

Washington, 5 ago (EFE).- A polícia de El Paso, no estado do Texas (EUA), confirmou nesta segunda-feira as mortes de duas vítimas do tiroteio ocorrido no último sábado em um shopping da cidade, o que aumenta o número de mortos no massacre para 22.

"Logo depois das 10h (horário local), faleceu outra vítima. O total agora é de 22 mortos", informou a polícia no Twitter.

A mensagem foi divulgada uma hora depois da confirmação da morte de outro ferido durante o ataque.

O massacre, cometido por um supremacista branco que foi detido, deixou também outros 25 feridos, alguns em estado grave.

O ataque comoveu o país e agitou o debate político sobre racismo, xenofobia e posse de armas, sobretudo porque no domingo houve outro tiroteio em Dayton, no estado de Ohio, com saldo de dez mortos, incluindo o atirador.

As autoridades investigam o tiroteio em El Paso, cidade vizinha do México, como um caso de "terrorismo doméstico" e um "crime de ódio".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta segunda-feira que o atirador, um jovem branco de 21 anos, foi o autor de um manifesto publicado pouco antes do ataque no qual criticava "a invasão hispânica do Texas".

Em mensagem à nação, Trump pediu aos americanos para que condenem com "uma só voz o racismo, o fanatismo e o supremacismo branco".

O governante ressaltou que o manifesto publicado pelo agressor na internet estava "repleto de ódio racista".

Por enquanto, são desconhecidos os motivos do ataque de Ohio. EFE