Israel envia ajuda ao Brasil para combater incêndios na Amazônia
Israel enviará ainda nesta terça-feira uma missão ao Brasil para ajudar na extinção dos incêndios da Amazônia, uma decisão tomada pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, após abordar a questão com o presidente Jair Bolsonaro.
"Uma delegação israelense de bombeiros e equipes de resgate, especializada em incêndios florestais e rurais, partirá hoje para o Brasil", disse Nizar Amer, porta-voz interino do Ministério das Relações Exteriores israelense.
Os objetivos desta equipe, formada por 11 pessoas, serão "prestar assistência imediata" para interromper "a onda de incêndios" e fornecer "conhecimento e experiência profissional" às autoridades e tropas brasileiras que trabalham para apagar o fogo, detalhou em comunicado.
Na semana passada, Bolsonaro anunciou que havia aceitado o envio por parte de Israel de uma aeronave para fornecer "apoio especializado" aos trabalhos das Forças Armadas brasileiras na luta contra os grandes incêndios que estão se espalhando por toda a Amazônia.
No início do ano, o governo israelense enviou mais de 100 soldados do Exército ao Brasil para ajudarem nos trabalhos de resgate após o rompimento de uma barragem em Brumadinho, em Minas Gerais.
Os laços entre Israel e Brasil se fortaleceram desde que Bolsonaro assumiu o poder e estabeleceu uma estreita aliança com Netanyahu.
O líder israelense esteve no Brasil no início do ano, onde assinou com o Jair Bolsonaro uma associação para cooperar em áreas como defesa, economia, emprego, segurança, água e indústria.
Já em abril, o presidente realizou uma visita oficial a Israel, anunciando na ocasião a abertura de um escritório de negócios em Jerusalém, que as autoridades israelenses interpretaram como um "primeiro passo" para a transferência da embaixada do Brasil para a Cidade Santa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.