Topo

Guterres anuncia a criação do Comitê Constitucional para a Síria

23/09/2019 11h35

Nações Unidas, 23 set (EFE).- O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou nesta segunda-feira que o governo sírio e a oposição chegaram a um acordo para a criação do esperado Comitê Constitucional para a Síria, um passo considerado fundamental para a busca da paz no país.

A formação desse comitê, que em breve se reunirá em Genebra, na Suíça - embora Guterres não tenha divulgado datas -, estava estagnada devido à rejeição das autoridades sírias em relação à participação de certos membros opositores.

"Estou contente de anunciar o acordo entre o governo da República Árabe Síria e o Comitê de Negociação Síria de um Comitê Constitucional crível, inclusivo, e equilibrado que será facilitado pelas Nações Unidas em Genebra", disse o secretário-geral da ONU em em breve discurso a poucos minutos do início da Cúpula do Clima.

Guterres comentou que o lançamento deste órgão "pode e deve ser o princípio de um caminho político para tirar a Síria da tragédia e encaminhá-la a uma solução" sobre a base da resolução 2.254 da ONU (estipulada em 2015), que contém as "aspirações legítimas de todos os sírios e que é baseada em um forte compromisso pela integridade territorial, a independência e a soberania" do país.

"Dou as boas-vindas ao progresso realizado pelo governo e a oposição", concluiu Guterres.

O comitê constitucional de 150 membros deve ser integrado por representantes do governo, da oposição e integrantes independentes designados pela ONU. No entanto, as Nações Unidas ainda não conseguiram fazer com que as partes entrem em um acordo sobre a sua composição.

A elaboração da nova Constituição é o passo prévio às reformas políticas e às eleições supervisionadas pela ONU, que são os elementos principais dos contatos mantidos até agora sem sucesso entre o governo sírio e a oposição para encerrar o conflito. EFE