Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil notifica Espanha da extradição de condenado por atentado em Madri

Carlos García Juliá foi condenado na Espanha em 1980 por ter sido um dos autores de um atentado em Madri que tinha como alvo um líder do Partido Comunista do país europeu; cinco pessoas morreram Imagem: Reprodução

Da EFE, em Brasília

03/01/2020 11h55

O governo do Brasil notificou o da Espanha que procederá com a extradição, em no máximo 60 dias, de Carlos García Juliá, condenado por participar de um ataque terrorista de extrema-direita realizado em Madri em 1977, e que foi preso em São Paulo em dezembro do ano passado.

A embaixada espanhola em Brasília recebeu ontem a notificação da concessão de extradição do governo brasileiro, segundo explicou à Agência Efe um porta-voz da representação diplomática.

A partir do aviso, de acordo com o tratado de extradição firmado entre os dois países, o Brasil tem prazo máximo de 60 dias para entregar García Juliá para a Espanha.

Durante esse período, as duas partes entrarão em acordo sobre a data e o local da entrega, assim como as condições com que será realizado o transporte do condenado.

A extradição do antigo integrante do grupo de extrema-direita Fuerza Nueva já havia sido autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto; por isso, só dependia a confirmação do governo brasileiro.

García Juliá foi condenado na Espanha em 1980 por ter sido um dos autores do massacre em que foram assassinados a tiros três advogados trabalhistas, um estudante de direito e um funcionário administrativo, na capital espanhola, que tinha como alvo um líder do Partido Comunista do país europeu.

O espanhol cumpriu apenas 14 dos 193 anos de prisão a que foi sentenciado, embora haja limitação para a detenção por 30 anos. Em 1991, foi colocado em liberdade condicional, pouco antes de receber autorização para viajar para Assunção, no Paraguai, para trabalhar.

Com obrigação de se apresentar mensalmente à Embaixada da Espanha, García Juliá desapareceu e iniciou uma fuga pela América do Sul, com passagem pela Bolívia, onde chegou a ser preso por tráfico de drogas, e Brasil.

Em dezembro do ano passado, foi preso em São Paulo, onde trabalhava como motorista de aplicativo, enquanto se passava por cidadão venezuelano.

Ouça o podcast Ficha Criminal (https://noticias.uol.com.br/podcast/ficha-criminal/), com as histórias dos criminosos que marcaram época no Brasil.

Este e outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Procurado pela Interpol, autor de massacre em Madri em 1997 é preso em SP

Band News

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasil notifica Espanha da extradição de condenado por atentado em Madri - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional