Topo

Paquistão retoma voos com a China, e submete passageiros a exames

03/02/2020 13h50

Islamabad, 3 fev (EFE).- O Paquistão retomou os voos com a China nesta segunda-feira, com a chegada a Islamabad de dois aviões com um total de 155 passageiros, a maioria paquistaneses, dias depois do cancelamento devido à propagação do novo coronavírus.

Dois voos aterrissaram nesta manhã no aeroporto da capital paquistanesa, ambos procedentes de Urumqi, capital da província chinesa de Xinjiang, segundo Abdul Sattar, porta-voz do Ministério de Aviação Civil.

Sattar informou que os 61 passageiros do voo da China Southern Airlines e os 94 de um avião fretado para transportar paquistaneses de volta ao país natal foram submetidos a exames médicos.

"Nenhum passageiro é suspeito de ter o coronavírus", comentou Sattar.

Zafar Mirza, assessor especial de saúde do primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, recebeu no aeroporto o primeiro voo e acompanhou os exames ao lado do embaixador chinês no país, Yao Jing.

O Paquistão havia anunciado a suspensão de todos os voos com a China na sexta-feira passada, em meio à propagação do coronavírus.

Cerca de 30 mil paquistaneses vivem na China, a maioria estudantes. Em Wuhan, epicentro da epidemia, há 500, os quais não serão repatriados, apesar dos diversos pedidos. Até o momento, nenhum caso do coronavírus foi diagnosticado no território paquistanês.