Topo

Japão detecta mais 88 casos de Covid-19 em navio em quarentena

18/02/2020 15h07

Tóquio, 18 fev (EFE).- As autoridades do Japão anunciaram nesta terça-feira a detecção de 88 novos casos do coronavírus Covid-19 no navio de cruzeiro que está atracado no porto de Yokohama, aumentando até agora para 542 as infecções a bordo e na véspera do fim da quarentena.

Até o momento, as autoridades japonesas examinaram 2.404 passageiros e tripulantes, sendo que 22% deram positivo, de acordo com dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

Esses números foram divulgados na véspera do desembarque previsto de passageiros e tripulantes que não contraíram o vírus, um processo que continuará até a próxima sexta-feira, segundo o ministro do Saúde, Katsunobu Kato, durante entrevista coletiva.

As autoridades japonesas realizaram o teste em todas as pessoas que permanecem a bordo do Diamond Cruise desde que foi colocado em quarentena, no último dia 3, com cerca de 3,7 mil pessoas a bordo.

Todos os passageiros e tripulantes do navio que apresentaram resultado positivo foram transferidos para hospitais, enquanto o restante foi obrigado a observar a quarentena, com exceção dos idosos e pessoas com complicações de saúde.

Além disso, os Estados Unidos decidiram repatriar ontem cerca de 380 cidadãos que estavam a bordo do navio com o objetivo de proteger "sua segurança e bem-estar", segundo a Embaixada americana no Japão.

O repatriamento de seus cidadãos também foi realizado pelos governos da Coreia do Sul, que hoje enviaram ao Japão o avião presidencial para retirar cinco cidadãos que estavam a bordo do cruzeiro, além de Hong Kong, Filipinas, Israel, Itália e Canadá, que farão isso nas próximas horas.

O porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, defendeu hoje como "apropriadas" as medidas tomadas para evitar a propagação do vírus, após críticas de como as autoridades japonesas começaram a manter o navio isolado por duas semanas com todos passageiros a bordo.

Sem contar as infecções no Diamond Cruise, os casos de Covid-19 no Japão já ultrapassaram 50, com uma dúzia de novas infecções confirmadas em Tóquio e outras partes do país hoje.