Jornal britânico diz que Reino Unido espera 100 mil mortes pelo coronavírus
Londres, 8 mar (EFE).- O governo britânico trabalha com a "estimativa" de que o coronavírus possa causar a morte de cerca de 100 mil pessoas no Reino Unido, segundo informa neste domingo o jornal "The Sunday Times".
Este é um número é inferior à estimativa de 500 mil mortes em um dos piores cenários levantados até agora, nos quais 80% da população estaria infectada e superior às 17 mil mortes causadas pela gripe sazonal em média nos últimos cinco anos.
"A estimativa central de mortes é de cerca de 100 mil. Todo mundo se concentrou no pior caso, mas é isso que os especialistas realmente esperam que aconteça", disse um funcionário do governo ao jornal britânico, detalhando que "algumas dessas pessoas teriam morrido de outras gripes".
Um membro do gabinete do governo do primeiro-ministro Boris Johnson confirmou ao "The Times" que os especialistas consideram esse número "basicamente preciso".
O presidente do Colégio Real Britânico de Médicos, Martin Marshall, alertou que, em sua opinião, a projeção reflete um dos piores cenários possíveis.
"É muito difícil determinar. Sabemos que cerca de 17 mil pessoas morrem a cada ano devido à gripe, por isso entendemos que esse tipo de vírus pode ser muito grave. Esse número de 100 mil é provavelmente um dos piores cenários", disse em entrevista ao canal "Sky News".
Hoje, o governo afirmou que está elaborando uma lei de emergência para lidar com a epidemia, que prevê, entre outras medidas, permitir que os cidadãos deixem temporariamente seus empregos para atuar como voluntários no sistema de saúde, entre outras medidas.
Quase 3 milhões de pessoas participam de algum tipo de voluntariado no campo da saúde ou assistência social e o governo espera "maximizar" o tempo que pode dedicar ao combate aos efeitos da epidemia.
Até o momento, 209 infecções foram infectadas pela Covid-19 no Reino Unido, com duas mortes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.