OpiniãoCotidiano

Especialista sobre tragédia no RS: 'Clima era ruim; alguém pode ter errado'

Na queda do avião de pequeno porte na cidade de Gramado (RS), no qual dez pessoas morreram, a condição climática era ruim e algum erro humano, não necessariamente do piloto Luiz Cláudio Galeazzi, pode ter causado o acidente, analisou Gerardo Portela, especialista em gestão de risco, em entrevista ao UOL News deste domingo (22).

Houve algum tipo de 'fator humano', que a gente chama aqui na aviação, que é o fator técnico ou de engenharia que induz a pessoa a cometer o erro, seja uma informação errada sobre condição climática, seja um pedido para decolar...

Então, são questões que estão sendo investigadas. Dentro de fatores humanos, você [pode] perder a 'consciência situacional' — dando um exemplo para o leigo, é como se você acordasse no escuro e fosse tateando, se movimentando dentro da casa, e num dado momento você batesse em alguma coisa, porque você não tem noção de onde está, porque você perdeu a consciência da situação em que você se insere. Seja por uma informação errada ou por uma questão até biológica.

O que a gente sabe é que a condição climática era ruim. E a aeronave não tinha limitações para enfrentar esse tipo de condição climática. O aeroporto também era extremamente precário.
Gerardo Portela

Gerardo Portela, no entanto, ressaltou que não necessariamente o piloto, mas que alguém do aeroporto também pode ter permitido o voo ou qualquer outro tipo de falha técnica.

Alguém pode ter cometido um erro, um equipamento único pode ter falhado. E essa soma de erros resultou nessa tragédia horrorosa, porém, a gente tem condição de superar, é para isso que existe engenharia, para isso que existem ciência e tecnologia, para você entender os desafios, aprender as lições com os erros, reescrever as regras, melhorar as regras, ser um pouco mais rigoroso, fortalecer a segurança e seguir em frente.
Gerardo Portela

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.