Topo

Esse conteúdo é antigo

Irã registra "incidente" sem danos em instalação nuclear de Natanz

Bandeira do Irã em Viena -
Bandeira do Irã em Viena

02/07/2020 23h42

Teerã, 2 jul (EFE).- A Agencia de Energia Atômica do Irã (AEAI) informou nesta quinta-feira sobre "um incidente" ocorrido em uma área em construção na instalação nuclear de Natanz, no centro do país, mas negou danos humanos ou materiais.

O porta-voz da AEAI, Behruz Kamalvandi, explicou que "um dos hangares em construção na área aberta de Natanz foi danificado em incidente que está sendo investigado".

O incidente não causou mortes nem atrapalhou as atividades em andamento na usina de enriquecimento de urânio e suas centrífugas, disse o porta-voz, segundo a televisão estatal.

Kamalvandi também negou a possibilidade de contaminação nuclear porque o barracão em construção na zona aberta estava inativo.

Equipes de peritos investigam o que aconteceu em Natanz, uma instalação de cerca de 100 mil metros quadrados construída oito metros abaixo da terra.

Natanz é um centro de enriquecimento de urânio localizado na cidade com o mesmo nome na província de Isfahan, cerca de 250 quilômetros ao sul da capital, Teerã. É um dos locais monitorizados pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em virtude do acordo nuclear assinado em 2015.

Este acordo limita o programa atômico iraniano em troca da suspensão das sanções internacionais contra o Irã, mas ficou muito enfraquecido desde a saída unilateral dos Estados Unidos do pacto.

Em resposta à saída dos EUA e às suas sanções, o Irã deixou de cumprir a maior parte dos compromissos firmados e implementou, por exemplo, centrífugas do tipo IR-6 avançadas em Natanz.