Topo

Trump amplia polêmico esquema policial para Cleveland, Detroit e Milwaukee

30/07/2020 00h06

Washington, 29 jul (EFE).- O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira o envio de mais agentes federais a Cleveland (Ohio), Detroit (Michigan) e Milwaukee (Wisconsin), como parte do polêmico esquema policial para conter a violência em cidades governadas pela oposição democrata.

"A responsabilidade mais básica do governo é proteger a segurança de nossos cidadãos. Hoje, ampliamos a Operação Lenda para Cleveland, Detroit e Milwaukee, três cidades que viram preocupantes aumentos de crimes violentos, particularmente homicídios", informou em comunicado o procurador-geral dos EUA, William Barr.

Antes, o presidente do país, Donald Trump, havia enviado agentes federais a Chicago (Illinois), Kansas City (Missouri) e Albuquerque (Novo México).

Antes de voar ao Texas para assistir a evento sobre energia, Trump se referiu a esta mobilização adicional, destinada também a conter a violência em protestos que continuam sendo organizados em algumas cidades.

"São pessoas ruins, são anarquistas. Ou as autoridades policiais fazem algo, ou nós faremos", disse o mandatário ao mencionar os protestos.

Na terça-feira, Barr compareceu ao Congresso para defender a resposta do governo à onda de protestos espalhada por todo o país após a morte de George Floyd, homem negro que foi enforcado até a morte enquanto era detido por um policial branco em Minneapolis.

Após a morte de Floyd, o procurador advertiu que "violentos desordeiros e anarquistas sequestraram protestos legítimos para causar estragos e destruição gratuita a vítimas inocentes".

Perante as críticas à presença da polícia federal em cidades como Portland, Barr disse estar preocupado que este problema "tenha metástase por todo o país".

Portland, no Oregon, onde agentes do Departamento de Segurança Interna e outras agências se mobilizaram com o argumento de que são necessários para conter os protestos antirracistas que já duram mais de 50 dias, é uma das cidades que tem presenciado os confrontos mais violentos.

No entanto, o envio de agentes federais foi recebido com rejeição total pelas autoridades locais, que o viram como uma piora da situação e uma distração para o mau desempenho do governo Trump na gestão da pandemia.

Nesta quarta-feira, o governo federal e a governadora do Oregon, Kate Brown, que é democrata, anunciaram um acordo para reduzir as tensões em Portland. Como parte desse pacto, os agentes federais concordaram em se afastar do tribunal de Portland, o epicentro dos protestos, e depois abandonarão a cidade em um momento que não ficou claro. EFE

afs-bpm/vnm