Topo

Deputada britânica viaja de trem mesmo após testar positivo para Covid-19

02/10/2020 14h35

Edimburgo (Reino Unido), 2 out (EFE).- A deputada do Partido Nacional Escocês (SNP, sigla em inglês) no Parlamento do Reino Unido, Margaret Ferrier, enfrenta nesta sexta-feira uma grande pressão para renunciar, após ter sido revelado que ela viajou de trem de Londres a Glasgow, mesmo sabendo que tinha testado positivo para Covid-19.

A direção do SNP a expulsou da bancada parlamentar, mas a decisão de deixar o cargo é dela.

O líder do SNP na Câmara dos Comuns, Ian Blackford, pediu a Ferrier, em declarações à "BBC", para fazer "a coisa certa" e "refletir muito cuidadosamente sobre se ela pode continuar como membro do Parlamento representando seus constituintes".

"Isso desvirtua toda a mensagem do governo escocês e do governo do Reino Unido e colocou as pessoas em risco por viajar centenas de quilômetros com sintomas e depois de um resultado de um teste de Covid", escreveu no Twitter, Douglas Ross, líder dos conservadores na Escócia.

Após a revelação de que Margaret Ferrier tinha viajado mesmo sabendo que estava infectada, a parlamentar publicou um comunicado em que explicava que no último sábado tinha "sintomas ligeiros" da doença, por isso fez um teste e na segunda-feira seguinte, ainda sem saber os resultados, decidiu viajar de trem para Londres para assistir ao debate parlamentar sobre a gestão da pandemia, no qual interveio.

Horas depois, soube que estava infectada, mas ainda assim, no dia seguinte, a deputada decidiu pegar um trem de volta para Glasgow e esperou até quarta-feira para informar ao SNP.

O ministro-chefe escocês e líder do SNP, Nicola Sturgeon, chamou o desempenho de Ferrier de "indefensável".

"É difícil expressar minha raiva em nome do povo de todo o país, que todos os dias faz grandes sacrifícios para ajudar a derrotar a Covid. As regras aplicam-se a todos e existem para manter as pessoas seguras." declarou Sturgeon, no Twitter.

A polícia escocesa confirmou que a deputada os contatou para relatar o que aconteceu e indicou que está "investigando os fatos".

Margaret Ferrier pode enfrentar uma multa de 4 mil libras (cerca de R$ 29 mil) por ter entrado em contato com outras pessoas quando deveria ficado isolada, como é obrigatório.