Topo

Donald Trump demite Mark Esper do cargo de secretário de Defesa

09/11/2020 18h47

Washington, 9 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos em fim de mandato, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira a demissão do secretário de Defesa, Mark Esper, dois dias após o democrata Joe Biden ser projetado pela imprensa americana como o vencedor das eleições presidenciais.

"Tenho o prazer de anunciar que Christopher C. Miller, o altamente respeitado diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo (confirmado de manera unânime pelo Senado), será o secretário de Defesa interino, con efeito imediato. Chris fará um grande trabalho. Mark Esper concluiu seu trabalho, gostaria de agradecê-lo pelos serviços prestados", informou Trump pelo Twitter.

O nome de Esper estava na lista de possíveis demitidos por Trump após ter se mostrado contrário à proposta do presidente de enviar unidades militares para frear os distúrbios em diversas cidades do país após a morte do cidadão negro George Floyd por policiais.

"A opção do uso de tropas no papel de garantir a lei deveria ser utilizado apenas como último recurso, e somente nas situações mais urgentes e extremas. Não estamos em uma dessas situações agora", comentou Esper em entrevista coletiva no Pentágono à época.

Formado na academia militar de West Point e com experiência tanto no governo como no setor privado, Esper foi designado por Trump como chefe do Pentágono em junho de 2019. EFE

afs/vnm

(foto)