Topo

Reino Unido não reconhece eleições "ilegítimas" na Venezuela

Imagem: Getty Images

EFE

08/12/2020 02h46

O governo do Reino Unido afirmou nesta segunda-feira que não reconhece o resultado das eleições "ilegítimas" para a Assembleia Nacional da Venezuela, realizadas no domingo, nas quais a aliança oficial que apoia o presidente Nicolás Maduro venceu com ampla vantagem, mas nas quais os principais partidos da oposição não participaram, considerando que o pleito foi fraudulento.

Apenas 31% do eleitorado participou das eleições e as urnas não tiveram observadores das principais instituições internacionais, incluindo a UE, que não reconhece os resultados.

A votação "não foi livre ou justa", disse o ministro das Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, em um comunicado, enfatizando que Londres reconhece "a Assembleia Nacional eleita democraticamente em 2015" e Juan Guaidó como "o presidente constitucional interino" da Venezuela. .

O chefe da diplomacia britânica afirmou que "as condições internacionalmente aceitas" para as eleições legislativas não foram atendidas, nem "as exigências da legalidade venezuelana".

"É vital que os venezuelanos tenham a oportunidade de votar em breve em eleições presidenciais e legislativas que sejam livres, justas e monitoradas de forma eficaz", disse Raab.

O Reino Unido "acredita que restaurar a democracia é um passo essencial para acabar com a crise política, econômica e humanitária que atinge os venezuelanos", acrescentou.

O governo britânico apela a "todos os líderes" na Venezuela a se comprometerem a apoiar "uma solução" para esta situação.

Conforme divulgado hoje pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE), com 82,35% dos votos apurados, a aliança oficial do Grande Polo Patriótico (GPP) venceu as eleições de ontem com 67,6% dos votos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Reino Unido não reconhece eleições "ilegítimas" na Venezuela - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional