Fauci considera provável que nova cepa de coronavírus já esteja nos EUA
O principal epidemiologista dos Estados Unidos, Anthony Fauci, afirmou nesta terça-feira que é possível presumir que a nova cepa do coronavírus Sars-CoV-2 (causador da covid-19) identificada no Reino Unido já está no país, argumentando que não seria uma surpresa a propagação além das fronteiras britânicas.
Em entrevista ao programa matinal "Good Morning America", o diretor do Centro Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas afirmou que é "certamente possível" que a cepa identificada no Reino Unido esteja nos EUA.
"Quando se dá o nível de contágio que teve no Reino Unido, devemos presumir que já está aqui, mesmo não sendo a cepa dominante, mas não me surpreenderia se já estiver aqui", comentou o epidemiologista, que será vacinado contra a covid-19 nesta terça-feira.
Fauci recomendou não "reagir exageradamente" ao aparecimento desta nova cepa e disse que as proibições de viagem do Reino Unido, que os EUA ainda não impuseram, são "draconianas".
Em vez disso, a Fauci apoiou medidas como as propostas pelo governador de Nova York, Andrew Cuomo, para reforçar os testes aos viajantes do Reino Unido, mas não o cancelamento dos voos, que continuam a chegar diariamente aos EUA, principalmente de Londres.
"O mais importante que temos de fazer é estar vigilantes aqui. A cepa pode já estar aqui. Duvido que seja uma cepa prevalente, mas, como disse o governador, é inteiramente concebível que já esteja aqui", disse Fauci, que evitou declarar apoio a uma possível proibição de voos do Reino Unido.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.