Topo

Pelosi diz que Trump "tem que sair" por ser "perigo claro e presente" aos EUA

13/01/2021 19h37

Washington, 13 jan (EFE).- A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse nesta quarta-feira que Donald Trump "tem que sair" da presidência do país porque, para ela. representa "um perigo claro e presente".

A declaração de Pelosi foi feita no debate antes da votação de um novo processo de impeachment na Câmara contra o presidente americano, acusado de "incitar uma insurreição" que culminou com a invasão da sede do Congresso por seus apoiadores na semana passada.

"Sabemos que o presidente dos Estados Unidos incitou esta insurreição, esta rebelião armada contra o nosso país comum. Ele tem que sair. Ele é um perigo claro e presente para a nação que todos amamos", afirmou Pelosi, do Partido Democrata, no plenário.

Vários congressistas do Partido Republicano, o mesmo de Trump, opuseram-se à medida, alegando que é contra os apelos em prol da união nos tempos difíceis que o país está atravessando.

"Este não é o caminho a seguir se quisermos recuperar a união. Chegou o momento de procurar a cura. Vamos parar com este impeachment", disse Jeff van Drew, congressista pelo estado de Nova Jersey.

Os Estados Unidos estão vivendo uma tensão política sem precedentes após o ataque ao Capitólio por uma multidão de apoiadores de Trump e que teve saldo de cinco mortes, entre elas a de um policial.

O presidente americano, que está há sete dias do fim do mandato, criticou o pedido de impeachment contra ele, classificando-o como "absolutamente ridículo" e "uma continuação da maior caça às bruxas da história da política" do país. EFE

afs/id

(foto) (vídeo)