Topo

Esse conteúdo é antigo

Uruguai receberá lote de vacina da Pfizer nesta quarta-feira

O avião da companhia alemã Lufthansa que traz os agentes imunizantes, desembarcará em Montevidéu às 20h - Claudio Furlan/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo
O avião da companhia alemã Lufthansa que traz os agentes imunizantes, desembarcará em Montevidéu às 20h Imagem: Claudio Furlan/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo

10/03/2021 17h07

O Uruguai receberá nesta quarta-feira 50 mil doses da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelas companhias Pfizer e BioNTech, que serão aplicadas nos trabalhadores do setor de saúde.

O avião da companhia alemã Lufthansa que traz os agentes imunizantes, desembarcará em Montevidéu às 20h (pelo horário local e de Brasília), após fazer uma escala no Brasil.

Depois de curto período de armazenamento ainda no terminal aéreo, as vacinas serão encaminhadas para os 19 departamentos do território do Uruguai.

O governo do país sul-americano anunciou no mês passado que até 26 de abril seriam recebidas 450 mil doses do agente imunizante desenvolvido pela Pfizer.

De acordo com o programa estipulado pelo Ministério de Saúde Pública, os profissionais de saúde serão vacinados entre esta sexta-feira e sábado.

A imunização terá como alvo pessoas que trabalham nas UTIs e no apoio a este setor, que atuam no atendimento extra-hospitalar, que estão em urgências e emergências de unidades de saúde, que são responsáveis por fazer testes do novo coronavírus, entre outros.

Até o momento, o Uruguai havia recebido 192 mil doses da Coronavac, que é produzida pelo laboratório chinês Sinovac.

Inicialmente, 125,5 mil pessoas foram vacinadas, entre policiais, militares, bombeiros, funcionários do setor da educação, além de grupos de risco como pacientes em diálise e que estão à espera de transplante.

Preocupação com o Brasil

Nesta terça-feira, o ministro de Saúde Pública, Daniel Salinas, afirmou que há preocupação de utilizar vacinas para "blindar e selar" a fronteira seca com o Brasil, onde afirmou existir um "problema seríssimo" devido a variante P1 do novo coronavírus.

De acordo com os dados mais recentes divulgados no Uruguai, que está em estado de emergência desde 13 de março do ano passado, o país acumula 65.527 casos de infecção pelo novo coronavírus. Atualmente, 8.462 são considerados ativos, com 88 pessoas internadas em unidades de terapia intensiva.

Ao todo, 566 pessoas morreram por Covid-19 no território uruguaio desde o início da pandemia.