Topo

Esse conteúdo é antigo

Paraguai expressa preocupação com baixo comparecimento a centros de vacinação

14/05/2021 19h08

Assunção, 14 mai (EFE).- O ministro da Saúde do Paraguai, Julio Borba, comentou nesta sexta-feira que o baixo comparecimento aos centros de vacinação "preocupa demais" o governo, com uma assistência média diária de 50% a 55% das pessoas registradas - até o momento, a imunização visa os idosos.

"Isto é o que chama a atenção: as pessoas se registraram, mas não foram se vacinar", disse o ministro durante o ato de comemoração do 210º aniversário da independência do país.

Borba explicou que a situação pode ser resultado das "campanhas contrárias" à vacinação ou do fato de filhos e netos fazerem as incrições, mas os idosos decidem não ir.

A Direção de Vigilância da Saúde começará nos próximos dias a chamar as pessoas registradas que não compareceram para "localizá-las e ver as razões pelas quais não foram vacinadas", como disse Borba.

O ministro também reconheceu que o Ministério da Saúde deveria intensificar as campanhas de sensibilização para que as pessoas sejam vacinadas e percam o medo transmitido pelas mensagens antivacina.

O Paraguai iniciou o plano de vacinação em fevereiro de 2021, com trabalhadores da saúde, e depois passou imunizar maiores de 70 anos. Até agora, 189.585 pessoas já receberam pelo menos uma dose, de acordo com o Ministério da Saúde.

Borba comentou que a pasta estudará reduzir a idade para 68 ou 65 anos, mas que essa decisão dependerá do estoque de vacinas e da chegada de novas doses.

A expectativa para esta sexta-feira é receber um lote de 40 mil doses da Sputnik V adquiridas da Rússia, de um contrato de um milhão, das quais apenas 24 mil chegaram.

O governo paraguaio também espera receber doses do Catar, dos Emirados Árabes, da Índia e parte da enorme cota pendente do consórcio Covax.

No entanto, as autoridades tomaram uma posição cautelosa quanto à chegada das vacinas, uma vez que as entregas anunciadas foram adiadas em várias ocasiões.

O Paraguai contabiliza, desde março de 2020, quando foi confirmado o primeiro caso de covid-19 no país, 307.457 contágios e 7.427 mortes por complicações da doença.