Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden nomeia enviado especial para Pyongyang e ressalta desejo de diplomacia

22/05/2021 03h40

Washington, 21 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta sexta-feira a nomeação do diplomata Sung Kim como enviado especial para a Coreia do Norte e expressou o desejo de buscar um caminho diplomático que permita dar "passos pragmáticos" para reduzir as tensões.

A nomeação de Kim, atual subsecretário em exercício do Departamento de Estado dos EUA para Ásia Oriental e Pacífico, foi anunciada durante uma entrevista coletiva na Casa Branca com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

Biden descreveu Kim como um diplomata de carreira com "profunda experiência" na península coreana. Moon opinou que a nomeação reflete o "firme compromisso" de Washington para buscar uma via diplomática com a Coreia do Norte e disse ter "muitas expectativas" com a escolha de Kim.

O escolhido por Biden foi embaixador em Indonésia, Filipinas e Coreia do Sul, além de ter ocupado o posto de representante especial para a política com a Coreia do Norte entre 2014 e 2016, durante o governo de Barack Obama, no qual Biden foi vice-presidente.

O atual presidente reiterou seu compromisso com a Coreia do Sul, um dos principais aliados regionais dos EUA, para coordenar a política em relação a Pyongyang e enfrentar o programa de mísseis norte-coreano.

"Estamos profundamente preocupados com a situação. Nossas duas nações (EUA e Coreia do Sul) também compartilham a vontade de se envolver diplomaticamente para que a Coreia do Norte tome passos pragmáticos e reduza as tensões enquanto avançamos rumo ao nosso objetivo para conseguir a desnuclearização da península coreana", disse Biden.