Topo

Esse conteúdo é antigo

México supera as 40 milhões de doses de vacinas contra covid-19 recebidas

01/06/2021 21h31

Cidade do México, 1 jun (EFE).- O México ultrapassou, nesta terça-feira, as 40 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 recebidas de várias empresas farmacêuticas, enquanto um quarto da população adulta já recebeu pelo menos uma dose, informou o governo.

"O plano de vacinação está indo de acordo com o cronograma, está indo muito bem, concordamos que íamos terminar o mês de maio com 40 milhões de doses e hoje já temos as 40 milhões de doses", disse o presidente Andrés Manuel López Obrador, em sua entrevista coletiva diária.

O México é o nono país que mais aplicou vacinas em números absolutos, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, com base em dados da Universidade de Oxford.

Até agora, mais de 22 milhões de mexicanos receberam pelo menos uma dose da vacina, com cerca de 12,6 milhões totalmente imunizados, disse Hugo López-Gatell, subsecretário de Prevenção e Promoção da Saúde.

"Isso representa 25%, um quarto, da população adulta, um em cada quatro adultos no México foi vacinado contra a covid-19", informou López-Gatell.

O México é o quarto país do mundo com o maior número de mortes por covid-19, com mais de 223,5 mil vítimas e 2,4 milhões de casos confirmados.

Por isso, López Obrador optou pelo acesso antecipado à vacina para imunizar o país com 126 milhões de habitantes.

O governo comprou previamente 34,4 milhões de doses de Pfizer/BioNTech, 79,4 milhões da AstraZeneca, 35 milhões da CanSino, 24 milhões da Sputnik V, 20 milhões da CoronaVac, 12 milhões da Sinopharm e 51,4 milhões do mecanismo Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até hoje, o México recebeu 40 milhões de doses de Pfizer/BioNTech, CoronaVac, AstraZeneca, CanSino e Sputnik, com a meta de receber um total de 65 milhões até o final de junho, disse o chanceler Ebrard.

Até agora, a campanha de vacinação abrange profissionais da saúde, adultos com mais de 60 anos, pessoas entre 50 e 59 anos, professores e, a partir desta semana, adultos entre 40 e 49 anos.

O avanço da vacinação coincide com 19 semanas consecutivas de queda nos números de casos e mortes por covid-19, informou o ministro da Saúde, Jorge Alcocer, que foi vacinado no final da entrevista do Palácio Nacional.

"A eficácia das vacinas contra a covid-19 na redução de infecções pelo vírus SARS-CoV-2, internações hospitalares e mortes infelizes está começando a ser evidente", disse Alcocer.