Topo

Esse conteúdo é antigo

Mais de 3,9 mil menores migrantes foram separados das famílias por Trump

08/06/2021 20h08

Washington, 8 jun (EFE).- Mais de 3,9 mil menores de idade migrantes foram separados de suas famílias entre julho de 2017 e janeiro de 2021 pela política de imigração do então presidente dos Estados Unidos Donald Trump, segundo revelou nesta terça-feira o Grupo de Trabalho para a Reunificação Familiar criado pelo atual mandatário, Joe Biden.

"O Departamento de Segurança Interna (DHS) está comprometido com a tarefa de reunir famílias cruelmente separadas pelo governo anterior", disse o chefe desse departamento, Alejandro Mayorkas, em um comunicado divulgado hoje.

O relatório indicou que naquele período ocorreram 5.636 separações de famílias e seus filhos, mas apenas 3.913 podem ser classificadas dentro das definições do grupo de trabalho criado pelo governo Biden.

Cerca de 400 menores foram enviados de volta aos seus países de origem, e outros 1.723 casos estão sendo analisados, de acordo com o DHS.

"Quando reunimos as primeiras sete famílias no mês passado, disse que era apenas o começo", acrescentou Mayorkas. "Nas próximas semanas, reuniremos outras 29 famílias. Trabalhando em estreita colaboração com organizações não-governamentais, grupos jurídicos e outras agências, o Grupo de Trabalho continuará essa atividade".

O comunicado indica que as reuniões continuarão e já foram iniciados quase 50 processos junto ao Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS, sigla em inglês), que já analisou e aprovou 37 processos de concessão de visto temporário por razões humanitárias.

Isso significa que os pais dos menores separados poderão entrar nos EUA e serão autorizados a permanecer por um período inicial de 36 meses com a oportunidade de solicitar autorização de trabalho.

A diretora executiva do Grupo de Trabalho, Michelle Brané, disse que o governo dará a essas famílias "apoio e serviços para reconstruir suas vidas".

Nos últimos 30 dias, informa o comunicado, sete menores foram reunidos com seus pais, elevando para 1.786 o número total que voltaram para suas famílias.

Existem outros 2.127 menores de idade para as quais o Grupo de Trabalho "não tem um registro corroborado de reunificação", acrescentou o comunicado.

Esses números são divulgados quando a vice-presidente, Kamala Harris, está em viagem pela Guatemala e México, para analisar a emigração para os Estados Unidos, onde durante um ano a chegada de migrantes indocumentados e requerentes de asilo não parou de aumentar, especialmente desde a chegada de Biden ao poder.

Esta situação, com mais de 178 mil imigrantes chegando à fronteira com o México em abril, colocou o governo de Biden em apuros, que foi sobrecarregado para atender milhares de menores desacompanhados dos pais ou responsável legal e famílias com filhos pequenos, em uma política de imigração que tenta se distanciar da implantada por Trump.