Topo

Esse conteúdo é antigo

Castillo lidera votação com 99,295% da apuração concluída

11/06/2021 05h37

Lima, 10 jun (EFE).- Com 99,295% da apuração concluída, Pedro Castillo lidera a disputa pela presidência do Peru, com ao menos 8.803.629 votos válidos, 68.473 a mais que a rival, Keiko Fujimori, que vê as chances de virada nas eleições ficarem cada vez mais inviáveis.

A tendência das últimas horas e a certeza de que grande parte dos votos que faltam serem contabilizados procedem da província de Datem del Marañón, onde Castillo domina, com 67% dos votos até agora, indicam uma provável vitória do candidato da esquerda.

No momento, Castillo tem 50,195% dos votos, contra 49,805% de Keiko. Resta apurar apenas 608 urnas, que estão sendo analisadas pelo Júri Eleitoral Especial (JEE) devido a diversos questionamentos, erros materiais ou falta de assinaturas, entre outros motivos.

Apenas metade destas urnas procedem de áreas onde Keiko Fujimori é a candidata mais votada, quase todas em Lima (273), enquanto as restantes eram de áreas onde Castillo foi claramente o vencedor.

ANULAÇÃO DE VOTOS.

A contagem dos votos restantes deverá ser concluída até sexta-feira, mas o Júri Nacional de Eleições (JNE), a única autoridade com capacidade para nomear o vencedor da disputa, ainda terá de esperar para resolver o pedido de Keiko Fujimori, que tenta anular cerca de 200 mil votos em áreas onde Castillo foi o mais votado.

Keiko e seu partido, Força Popular, denunciaram a existência de supostas irregularidades e "fraude de mesa". Agora, os vários JEEs que receberam estes pedidos de contestação terão de analisar as reclamações uma a uma e decidir se aceitam retirar estes votos da contagem oficial. Este processo deverá levar até duas semanas para ser concluído.