Topo

Esse conteúdo é antigo

Sputnik V confirma envio do segundo componente da vacina para Argentina

25/06/2021 04h35

Buenos Aires, 24 jun (EFE).- A Argentina receberá no início da próxima semana um novo lote de doses do segundo componente da Sputnik V, segundo fontes do governo e da equipe que desenvolve a vacina russa contra a covid-19.

Nos últimos dias, a incerteza aumentou no país devido ao atraso na chegada das segundas doses, já que, embora desde o final de dezembro, quando teve início a campanha de vacinação, foram recebidas 7.875.585 do primeiro componente, até agora chegaram apenas 1.540.160 do segundo.

"A equipe da #SputnikV confirma que o 2º componente da vacina chegará à Argentina no início da semana que vem", diz a mensagem divulgada nesta quinta-feira pela conta oficial do Twitter da vacina russa, a única que é aplicada na Argentina é composta por dois componentes diferentes.

Por sua vez, o Ministério da Saúde argentino explicou que será "entre amanhã e domingo" quando dois voos da Aerolineas Argentinas partirão para Moscou para buscar além desses componentes, mais lotes das primeiras doses.

A confirmação foi dada durante reunião da ministra da Saúde, Carla Vizzotti, com os mais altos representantes do Fundo Russo de Investimentos Diretos (FIDR).

"Fizemos uma reunião onde pedimos o cumprimento do contrato e que fosse acelerada a chegada das doses do componente 2, e obtivemos seu compromisso de dar prioridade à Argentina e garantia do fornecimento de ambos os componentes", disse Vizzotti.

"TRANQUILIDADE PARA OS CIDADÃOS"

Ontem, o chefe do Gabinete de Ministros argentino, Santiago Cafiero, explicou que 6 milhões de pessoas receberam a Sputnik V no país, das quais "são apenas 330 mil" já completaram os 90 dias que o governo estabeleceu como limite para receber a segunda dose.

Em declarações ao canal "TN", Cafiero comentou que o governo de Alberto Fernández em "nenhum momento" suspendeu a aplicação da segunda dose das vacinas, e insistiu que estas não têm "validade" caso já tenham sido aplicadas.

Na mensagem divulgada hoje, que não especificava o número de segundas doses a serem enviadas, também anunciaram que na próxima semana o laboratório argentino Richmond começará a produzir o segundo componente.

No último dia 18, o mesmo laboratório anunciou que havia concluído a fabricação do primeiro lote de vacinas russas produzidas na Argentina, após finalizar a produção das primeiras 448.625 doses.

Além da Sputnik V, a Argentina já recebeu 6 milhões de doses da chinesa Sinopharm, mais de 7,82 milhões da britânica AstraZeneca e 580 mil da indiana Covishield, produzida com tecnologia da AstraZeneca.

Quanto aos vacinados, um total de 15.128.961 pessoas foram imunizadas com a primeira dose e 3.792.719 receberam a segunda, em um momento em que o país continua enfrentando sua segunda onda de infecções e que até o momento soma 91.438 mortes em decorrência da covid-19.