Topo

Esse conteúdo é antigo

Assessor de segurança nacional de Biden visitará Brasil e Argentina

03/08/2021 09h41

Washington, 3 ago (EFE).- O assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, irá ao Brasil e à Argentina nesta semana, em sua primeira visita oficial à região no cargo, com uma agenda que inclui o fortalecimento da aliança com esses países, "estabilidade regional" e recuperação econômica pós-pandemia.

Sullivan será acompanhado na viagem por Juan González, diretor sênior do Conselho Nacional de Segurança para o Hemisfério Ocidental e conselheiro especial do presidente dos EUA, Joe Biden, para a América Latina. Também integra a comitiva o enviado especial do Departamento de Estado para o Triângulo Norte, Ricardo Zúñiga, informou a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Emily Horne, em comunicado.

Não foi especificado, entretanto, quando as autoridades americanas começarão ou terminarão a visita.

Sullivan se encontrará com líderes de "aliados importantes" fora da Otan nas Américas, acrescenta o texto.

Os Estados Unidos designaram Argentina (1998) e Brasil (2019) como grandes aliados de fora da Otan. A Colômbia é, desde 2018, o único país latino-americano que é parceiro global da organização militar.

No Brasil, a delegação americana discutirá oportunidades para fortalecer a parceria estratégica entre os dois países, melhorar a estabilidade regional, avançar nas metas climáticas, colaborar em infrestrutura digital e ajudar a forjar um caminho para a recuperação pós-pandemia de covid-19, de acordo com a nota.