Topo

Esse conteúdo é antigo

Espanha repatriará cidadãos que estão no Afeganistão

14/08/2021 00h33

Madri, 13 ago (EFE).- A Espanha vai repatriar os cidadãos que estiverem no Afeganistão, a equipe diplomática em Cabul e os afegãos - acompanhados das famílias - que trabalharam com os militares e colaboradores espanhóis no país asiático.

O país não descarta a evacuação da embaixada caso seja necessário diante do avanço dos talibãs, que em poucos dias dominaram várias cidades afegãs e podem estar a cerca de 150 quilômetros da capital.

Em comunicado, o ministro das Relações Exteriores espanhol, Manuel Albares, anunciou que a Espanha "está preparada para qualquer eventualidade, incluindo a evacuação da embaixada se for necessário, e não vai deixar ninguém para trás".

Além da equipe diplomática, o Ministério das Relações Exteriores só tem conhecimento da presença de seis espanhóis no país, todos na capital, exceto um funcionário internacional que trabalha para uma organização multilateral. Segundo o ministro, a embaixada da Espanha está em contato permanente com todos para organizar a repatriação.

"Qualquer espanhol que ainda esteja no país tem a possibilidade de aderir à operação de evacuação que pode ser organizada pelo governo. A sua segurança é a nossa primeira preocupação", disse Albares no comunicado.

Outros países já adotaram iniciativas similares devido à piora da situação no Afeganistão, após os talibãs terem tomado o controle, em apenas uma semana, de metade das 34 capitais provinciais.

A Espanha "não reconhecerá um governo imposto à força" no Afeganistão, segundo o chanceler.

A transferência de cidadãos espanhóis incluirá afegãos - e suas famílias - que tenham trabalhado "lado a lado" com a Espanha durante missões militares e projetos de cooperação no Afeganistão, incluindo tradutores.

A Espanha está em contato com outros países da União Europeia e da Otan para analisar os fatos e trocar informações sobre a manutenção da presença diplomática em Cabul.