Topo

Esse conteúdo é antigo

Colômbia tem metade da população vacinada com 1 dose contra Covid-19

25/09/2021 00h50

Bogotá, 24 set (EFE).- O Ministério da Saúde da Colômbia informou nesta sexta-feira que metade da população tem pelo menos uma dose de uma das vacinas contra a Covid-19, apesar de nas últimas semanas o ritmo de imunização ter diminuído consideravelmente.

"É importante estabelecer que houve uma diminuição na taxa de vacinação e, portanto, é necessário trabalhar em conjunto para fazer um esforço entre todos os atores e melhorar a cobertura nos territórios. Neste momento temos os biológicos", declarou a vice-ministra de Proteção Social, María Andrea Godoy, em comunicado.

Na última quarta-feira - último dia para o Ministério da Saúde coletar dados - foram fornecidas 201.872 doses, incluindo 68.997 segundas doses e 1.696 doses únicas da vacina da Janssen. Até hoje, 39.057.913 vacinas foram aplicadas em todo o território colombiano, e 16.353.229 pessoas receberam a dosagem total recomendada pelos laboratórios.

Nas últimas semanas, o país teve um problema com o fornecimento e chegada de imunizantes de várias farmacêuticas, incluindo Sinovac e Moderna, o que afetou severamente a aplicação de segundas doses.

Entretanto, o governo está confiante de que a vacinação pode recuperar os números obtidos há alguns meses, quando mais de 500 mil vacinas foram administradas em um único dia, e o reforço em territórios com maior dispersão geográfica graças à chegada de novas vacinas da Janssen, de dose única.

A Colômbia está registrando atualmente os números mais baixos desde a fase inicial da pandemia, que deixou o país com 4.946.811 casos de infecção e 126.032 mortes por Covid-19.