PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
15 dias

Presidente do Conselho Europeu convoca mundo à luta contra mudança climática

25/09/2021 02h35

Nações Unidas, 24 set (EFE).- O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, convocou nesta sexta-feira todo o planeta a "colocar fim à guerra contra a natureza" e a lutar contra a mudança climática em curso.

As declarações foram dadas pelo belga em discurso na Assembleia Geral da ONU, em que alertou para a existência de uma "encruzilhada", após séculos de "tortura" ao meio-ambiente, que agora responde com condições extremas de consequências devastadoras.

"É hora de firmar um acordo de paz com nosso planeta", defendeu Michel.

Em longo discurso, o presidente do Conselho Europeu apontou a luta contra a mudança climática como uma prioridade global, no caminho para a realização da próxima cúpula do clima (COP26), que acontecerá em novembro, em Glasgow, no Reino Unido.

Michel destacou que a União Europeia deseja um mundo "mais justo e mais seguro", em que todos estejam protegidos contra a covid-19, por isso, afirmou que a desigualdade na vacinação entre países ricos e pobres é "inaceitável".

O belga ainda criticou o que classificou como "multilateralismo brutal" de alguns países e os ataques que estão enfrentando os sistemas democráticos.

Sobre o Afeganistão, admitiu que o êxito dos talibãs foi "um fracasso para a comunidade internacional", mas deixou claro que a Europa não encerrará o compromisso que mantém com o país asiático e proteger os avanços dos últimos 30 anos.

No entanto, se referindo à situação afegã e também ao restante do mundo, Michel assegurou que o bloco comunitário não fará "vista grossa diante de violações dos direitos humanos".