Topo

Esse conteúdo é antigo

Costa Rica determina obrigatoriedade de vacinação em funcionários públicos

28/09/2021 17h58

San José, 28 set (EFE).- O Ministério da Saúde da Costa Rica anunciou nesta terça-feira que a vacina contra a covid-19 será obrigatória para todos os funcionários públicos e indicou que as empresas privadas poderão decidir se adotarão ou não a mesma medida.

"A Comissão Nacional de Vacinação e Epidemiologia aprovou a obrigatoriedade da vacina contra a covid-19 para todos os trabalhadores do setor público, assim como para os do setor privado, cujos empregadores, dentro das disposições trabalhistas internas, optaram por incorporar a vacinação como obrigatório nos locais de trabalho", indica comunicado da pasta.

A medida será estabelecida pelo governo costa-riquenho por meio de um decreto, que será assinado nos próximos dias.

"A Comissão tomou a decisão com base em variáveis epidemiológicas, como a quantidade de casos, a mortalidade, a circulação aumentada da variante delta, a elevada ocupação dos hospitais, impactada em maior parte por pacientes que não estão vacinados", indica a nota.

O Ministério da Saúde da Costa Rica ainda indicou preocupação das autoridades com a queda na procura pelas vacinas contra a covid-19, inclusive de pessoas que sequer receberam a primeira dose.

Desde o início da pandemia, foram registrados no país 525.999 casos de infecção pelo coronavírus, e 6.277 mortes por covid-19. Atualmente, 1.372 pessoas estão internadas em hospitais costa-riquenhos, sendo que 451 ocupam leitos de UTI.