Topo

Esse conteúdo é antigo

López Obrador viajará aos EUA para reunião no Conselho de Segurança da ONU

12/10/2021 06h04

Cidade do México, 12 out (EFE).- O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou nesta segunda-feira que vai viajar a Nova York em 9 de novembro para participar de uma reunião no Conselho de Segurança das Nações Unidas, cuja presidência rotativa será exercida por seu país.

"Vou às Nações Unidas em 9 de novembro porque o México vai assumir a presidência do Conselho de Segurança da ONU, e vou participar de uma reunião na ONU, vou falar sobre o que considero ser o principal problema no mundo, a corrupção que produz desigualdade", disse o presidente mexicano em uma entrevista coletiva no Palácio Nacional.

López Obrador negou que nesta viagem terá um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Relacionadas

"Não, eu vou às Nações Unidas. Mas convidamos o presidente Biden para vir ao México", disse.

"Somos muito gratos por seu apoio, sua solidariedade. A reunião que tivemos recentemente com funcionários do governo dos EUA foi muito boa", acrescentou López Obrador sobre a reunião da última sexta-feira, na Cidade do México, com o secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o secretário de Segurança Nacional dos EUA, Alejandro Mayorkas, entre outros.

Em junho de 2020, a Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu o México como membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU para o período de 2021-2023.

O México, que já ocupou uma cadeira não permanente em outras quatro ocasiões, a mais recente entre 2009 e 2010, chegou à eleição com o apoio unânime dos países da América Latina e do Caribe e como o único candidato a esta cadeira.

Os 33 países que aderiram ao Grupo Regional da América Latina e Caribe, conhecido por sua sigla GRULAC, mostraram apoio à candidatura mexicana.

O país latino-americano obteve o apoio de 187 países, e eram necessários 125. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

López Obrador viajará aos EUA para reunião no Conselho de Segurança da ONU - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias