Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministra portuguesa acumula funções de ex-ministro envolvido em atropelamento

03/12/2021 21h45

Lisboa, 3 dez (EFE).- A ministra da Justiça de Portugal, Francisca Van Dunem, assumirá o Ministério da Administração Interna até as eleições de 30 de janeiro devido à renúncia do até então ministro Eduardo Cabrita.

A nomeação de Van Dunem, que acumulará as duas funções, foi confirmada em comunicado da Presidência divulgado nesta sexta-feira.

Van Dunem, de 66 anos, fez parte dos dois governos do primeiro-ministro António Costa e é ministra da Justiça desde 2015, mas já antecipou em entrevista ao jornal "Público" que não fará parte de um novo governo dos socialistas caso ganhem as eleições.

O comando do Ministério da Administração Interna ficou vago após a renúncia de Eduardo Cabrita, que anunciou a saída após seu motorista ter sido acusado de homicídio por negligência em um atropelamento ocorrido em junho que resultou na morte de um trabalhador.

"Não posso permitir que este aproveitamento político absolutamente intolerável seja utilizado para penalizar a ação do governo, contra o primeiro-ministro e inclusive contra o Partido Socialista", afirmou Cabrita na entrevista coletiva na qual anunciou a decisão de renunciar.

O incidente ocorreu durante uma viagem oficial no dia 18 de junho. O veículo no qual o ministro estava a bordo se locomovia a 166 km/h quando atropelou um trabalhador que fazia obras de manutenção da calçada.

Cabrita, de 59 anos, integrava o governo presidido por Costa desde 2015, primeiro como ministro adjunto e, a partir de 2017, como ministro da Administração Interna. EFE