Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente do Parlamento Europeu anuncia que está "a caminho" de Kiev

31/03/2022 22h48

Bruxelas, 31 mar (EFE).- A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, anunciou nesta quinta-feira que está "a caminho" da capital da Ucrânia, sem dar mais detalhes por questões de segurança.

"A caminho de Kiev", escreveu Metsola esta noite no Twitter, em uma mensagem concisa em inglês e ucraniano, acompanhada pela hashtag #StandWithUkraine e uma foto dela olhando para a câmera, séria e vestida com um casaco preto, na qual a porta aberta de um vagão de trem pode ser vista ao fundo.

Fontes de seu entorno disseram à Agência Efe que irão divulgar o programa da visita de Metsola nas próximas horas por questões de segurança.

Quando chegar ao seu destino, Metsola será a primeira representante de alto escalão de uma instituição europeia a viajar para a Ucrânia desde que a invasão russa começou em 24 de fevereiro.

Ela foi precedida em iniciativa semelhante pelos primeiros-ministros da Polônia, Mateusz Morawiecki, da República Tcheca, Petr Fiala, e da Eslovênia, Janez Jansa, que viajaram para Kiev em 15 de março.

O anúncio desta viagem ocorre poucas horas antes da cúpula por videoconferência entre a União Europeia e a China, a quem Metsola pediu que esteja "à altura" de seu papel de potência mundial "confiável" e condene "claramente" a guerra provocada pela Rússia na Ucrânia.

Em 1º de março, no mesmo dia em que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez um discurso em uma sessão plenária extraordinária do Parlamento Europeu em Bruxelas, Metsola afirmou que a Ucrânia poderá encontrar na instituição um "amigo e aliado" em seu caminho até a União Europeia, apenas um dia após este país ter solicitado oficialmente a adesão ao bloco comunitário. EFE