Topo

Esse conteúdo é antigo

México tem novo aumento de casos de covid, mas internações seguem controladas

21/06/2022 17h46

Cidade do México, 21 jun (EFE).- O México está experimentando um novo aumento dos casos de covid-19 devido à variante ômicron, mas esse crescimento tem sido mais lento do que na quarta onda da pandemia e as internações não aumentaram, afirmaram nesta terça-feira as autoridades sanitárias locais.

"O que temos identificado nas últimas nove semanas é um aumento progressivo de casos", disse Hugo López-Gatell, subsecretário de Prevenção e Promoção da Saúde, durante entrevista coletiva no Palácio Nacional, sede do governo mexicano.

Responsável pela gestão da pandemia no México, ele afirmou que este lento aumento de infecções indica que existe um nível de imunidade entre os cidadãos mais elevado do que em ocasiões anteriores.

Porém, destacou que apesar da subida do número de casos, as internações praticamente não aumentaram.

"O mais importante é que, embora os casos estejam aumentando, as internações não estão aumentando. A ocupação de leitos com ventilador está em 1% e a ocupação de leitos gerais está em 4%", disse.

Ele disse que isso mostra que a variante ômicron causa doença catarral "mas com menor probabilidade de danos aos pulmões, que é o que pode causar uma doença grave", explicou.

Além disso, acrescentou que as mortes por covid-19 continuam controladas em quantidades mínimas.

"Em média, há cinco mortes diárias em todo o país, um número significativamente menor, especialmente em comparação com a segunda onda".

López-Gatell disse ainda que o México mantém o seu plano de vacinação, que continua visando os adultos e menores com mais de 11 anos.

Ele ressaltou que em breve começará a inoculação nas crianças dos 5 aos 11 anos, para as quais já se registaram pouco mais de 3 milhões de meninos e meninas nessa faixa etária, "a resposta tem sido muito positiva", concluiu. EFE