UOL Notícias: Fernando Haddad superestimou em 522 as matrículas criadas na educação infantil

Do UOL, em São Paulo

Diferentemente do informado no texto "Não é bem assim: candidatos à Prefeitura de SP escorregam durante debate", o candidato Fernando Haddad (PT) superestimou em 522 o número de matrículas criadas na educação infantil durante sua gestão em São Paulo. E não em 2,4 mil vagas, como publicado anteriormente.

Inicialmente, Aos Fatos verificou que, em junho, eram 493.015 crianças matriculadas no ensino infantil da capital, se considerados os alunos em creche (277.899) e pré-escola (215.116) somados. Os dados tomaram por base estudo de demanda mais recente da Secretaria Municipal de Educação.

Isso representa 95.664 mais alunos do que em dezembro de 2012, ano em que Haddad se elegeu, quando eram 397.351 alunos nos dois tipos de ensino-- 2.336 a menos que o candidato cita.

No entanto, após rechecar a informação, Aos Fatos verificou que a diferença é um pouco menor e mais próxima ao que o candidato disse: são 494.829 matrículas efetivadas no sistema municipal até o final de julho. Com isso, Haddad matriculou 97.478 crianças no sistema de educação infantil da Prefeitura. Não há ainda dados para o restante dos meses de 2016.

Dessa forma, a afirmação de Haddad ainda fica superestimada em 522 vagas --bem menos que as 2,4 mil acusadas inicialmente pela reportagem. O prefeito, entretanto, ainda arredondou o número.

Até agosto, Aos Fatos verificou que foram abertas 394 novas creches e escolas infantis na cidade durante a gestão de Haddad. No debate da Band, conforme publicado no UOL, a afirmação de Haddad de que eram 400 as novas unidades foi considerada exagerada. Agora, o site Planeja Sampa, que acompanha as obras da gestão municipal, também diz que o petista chegou a 410 creches e pré-escolas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos