Giro UOL traz os destaques da manhã desta quarta, 30/03, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

Planalto tenta reconfiguração

Os líderes dos partidos de base da gestão de Dilma reclamam da lentidão do Planalto para negociar cargos. Nos bastidores, aliados falam que o governo não sabe como "comprar a simpatia" dos deputados.

Como resposta, o governo quer definir, até sexta-feira, um novo ministério e fazer uma reunião com os novos integrantes já na próxima semana.

Leia mais

 

Quem sai, quem entra e quem fica

Se Dilma Rousseff realmente sair da Presidência do país, quem vai assumir? Os três políticos na linha sucessória de um possível fim de mandato da presidente são citados na operação Lava Jato. E eles também têm outra coisa em comum: são todos do PMDB, partido que rompeu com o governo.

O primeiro é o vice-presidente Michel Temer. Investigações da Procuradoria-Geral da República indicam que ele recebeu R$ 5 milhões da OAS como pagamento de propina. O segundo é Eduardo Cunha, presidente da Câmara e alvo do Conselho de Ética por ter contas suspeitas no exterior.

O próximo que pode comandar o país é Renan Calheiros, presidente do Senado. Ele também foi citado em delação na Lava Jato e é suspeito de receber suborno no esquema de corrupção da Petrobras.

Leia mais

 

Moro admite erro

O juiz Sergio Moro afirmou ao Supremo Tribunal Federal que a divulgação das conversas do ex-presidente Lula não teve motivação política e nem tinha o objetivo de criar polêmicas ou conflitos.

Moro admite que pode ter errado no "entendimento jurídico" adotado no caso, mas pede desculpas ao Supremo pelos efeitos causados com a divulgação de escutas telefônicas.

Leia mais

 

Sindicato culpa a crise

O número de agressões contra agentes do Metrô de São Paulo aumentou 69% entre 2014 e 2015. A alta foi de 64 para 108 ocorrências. É o que indica o levantamento inédito feito pelo Fiquem Sabendo.

Para Altino Prazeres Júnior, presidente do Sindicato da categoria, crescimento dos casos de agressões está ligado à atual crise econômica que provocou um aumento na quantidade de ambulantes e de pessoas que querem usar o metrô sem pagar.

Leia mais

 

Saúde

A cidade de São Paulo vai começar a vacinar gestantes, crianças de seis meses até cinco anos e idosos a partir do dia 11 de abril contra a gripe H1N1. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde.

Vão ser distribuídas 2,991 milhões de doses a esses três grupos, os de maior risco caso contraiam a doença. O Estado vive um surto de H1N1, com hospitais públicos e particulares lotados.

Leia mais

 

Corte nos investimentos

Mesmo depois do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ter decretado o fim da crise hídrica, a Sabesp anunciou que pretende cortar 45% dos investimentos em esgoto no Estado de São Paulo.

Para a empresa, mesmo com a melhora dos níveis das represas na Grande São Paulo, ainda existe a necessidade de investir na segurança do setor de abastecimento de água.

Leia mais

 

CPI do futebol

A Câmara dos Deputados instalou uma CPI para investigar a CBF e a Fifa pelas atuações na organização da Copa do Mundo, realizada em 2014 no Brasil.

Entre os investigados estão os ex-presidentes da CBF José Maria Marin, que cumpre prisão domiciliar nos EUA, e Ricardo Teixeira. Além deles, Marco Polo Del Nero, presidente licenciado da entidade, também é investigado.

Leia mais

 

Empate heroico, mas insuficiente

O Brasil sofreu para empatar com o Paraguai em 2 a 2 pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Saiu perdendo por 2 a 0 e conseguiu o empate com gols de Ricardo Oliveira e de Daniel Alves.

O resultado deixou o Brasil na sexta colocação do torneio, com nove pontos em seis jogos. Apenas quatro seleções do continente garantem vaga direta à Copa. A seleção volta a jogar em 2 de setembro contra o vice-líder Equador.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos