Giro UOL traz os destaques da noite desta sexta, 23/09, para você; ouça

Do UOL, em São Paulo

Troca de farpas

Faltando pouco mais de uma semana para o primeiro turno das eleições, os candidatos a prefeito de São Paulo trocaram farpas durante o debate promovido nesta sexta-feira pelo UOL, pela Folha de S.Paulo e pelo SBT.

Marta Suplicy (PMDB), João Doria Jr. (PSDB) e Fernando Haddad (PT), atual prefeito da capital, foram os principais alvos de ataques. Já Celso Russomanno (PRB) acabou poupado de investidas, assim como o Major Olímpio (Solidariedade) e Luiza Erundina (PSOL).

Leia mais


Reformulação por MP

O Ministério Público Federal considera "pouco democrático" o fato da reformulação do ensino médio brasileiro ter sido oficializado por uma medida provisória, editada pelo presidente Michel Temer.

A entidade reconhece a necessidade de alterações na Educação, mas julga que o instrumento não garante estabilidade, já que o Congresso vai precisar discutir as mudanças "em um espaço de tempo menor".

Leia mais
 

Suco caro esse...

Uma auditoria nos contratos de merenda escolar feitos pelo governo Geraldo Alckmin e 22  prefeituras do Estado de São Paulo concluiu que o valor pago pelo litro do suco de laranja no ano passado foi 144% maior do que o praticado no mercado e que as compras foram "danosas" aos cofres públicos.

Ao todo, a Secretaria Estadual da Educação pagou R$ 11,4 milhões para a Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar), que fornece insumos para a alimentação nas escolas. A auditoria começou depois que a operação Alba Branca descobriu, em janeiro deste ano, um esquema de corrupção envolvendo as merendas escolares.

Leia mais


Compartilhamento de dados

Você já decidiu se vai ou não autorizar o Facebook a usar os dados da sua conta do WhatsApp para enviar anúncios pela rede social? Então pense rápido, porque o prazo de 30 dias dado pelo aplicativo está terminando.

Para a maioria dos usuários, a data limite vai até no sábado, mas há casos em que a decisão pode ser tomada até segunda-feira. Já os novos usuários não vão ter opção, o envio dessas informações vai ser automático.

Leia mais

 

Mercado financeiro

A Bolsa fechou em queda de 0,5%, com 58.697 pontos, interrompendo uma sequência de quatro altas. O resultado foi puxado pelo desempenho negativo das ações da Petrobras e dos bancos Itaú e Banco do Brasil.

No mercado de câmbio, o dólar teve a segunda alta seguida, com valorização de 0,66%. A moeda ficou cotada em R$ 3,247 na venda.

Leia mais

 

Vagas fechadas

O Brasil perdeu 33.953 vagas de trabalho com carteira assinada em agosto. O número é menor que o registrado em julho, que teve um corte de 94.724 vagas. Os dados são do Caged e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho.

A maior queda no nível de emprego formal foi registrada no Rio de Janeiro, com o fechamento de 28.321 vagas. O ramo de comércio e administração de imóveis e serviços de alojamento e alimentação puxaram o resultado, influenciado também pelo fim dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Leia mais

 

Duelos traçados

Foram definidos, por sorteio, os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil. Sem clássicos estaduais, os jogos ficaram assim: Palmeiras x Grêmio, Corinthians x Cruzeiro, Santos x Internacional e Juventude x Atlético-MG.

O sorteio também definiu o chaveamento até a decisão do torneio. Existe a possibilidade de um clássico entre Corinthians e Palmeiras já na semifinal.

Leia mais



Caso Neymar

A Justiça espanhola reabriu o processo que investiga a transferência de Neymar para o Barcelona, em 2013. O jogador é investigado por suposta fraude no contrato com o clube.

O processo havia sido arquivado em julho, mas a DIS, que detinha 40% dos direitos de Neymar, recorreu. A empresa alega que a família de Neymar ficou com a maior parte da transação com o Barcelona, mesmo sem direito a porcentagem na negociação.

Leia mais

 
Alívio na balança

Foi por pouco, mas a brasileira Cris Cyborg conseguiu bater o peso para lutar contra a estreante sueca Lina Lansberg, no UFC Brasília. O evento vai ser no sábado, no ginásio Nilson Nelson, a partir das 19h30.

Cyborg sofreu no preparo dessa luta porque apostou no uso de anticoncepcionais para chegar ao peso certo. Se não tivesse conseguido, teria que pagar uma multa. Essa vai ser a segunda luta da brasileira no UFC.

Leia mais

 
Ator substituído

Rodrigo Lombardi vai substituir Domingos Montagner na série Carcereiros, da Globo. A produção seria o próximo trabalho do protagonista de Velho Chico, que morreu afogado no rio São Francisco.

A Globo escolheu Lombardi por julgar que o ator é fisicamente parecido com Montagner. A série vai ser baseada no livro Carcereiros, do médico Drauzio Varella, e deve estrear em janeiro.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos