Giro UOL traz os destaques da manhã desta sexta, 30/09, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

O último debate 

O último debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo antes da realização do 1º turno teve acirrada troca de farpas entre Fernando Haddad (PT), Celso Russomanno (PRB) e Marta Suplicy (PMDB).

Os três disputam uma vaga no segundo turno, já que as pesquisas de intenção de voto colocam João Doria (PSDB) como líder na disputa. O prefeito Fernando Haddad (PT) foi o alvo preferencial das críticas e ataques.

Leia mais

 

Último recurso 

Quase um mês depois de o Senado aprovar o impeachment, a defesa da ex-presidente Dilma Rousseff protocolou ontem aquele que deve ser o último recurso pedindo a anulação do processo pelo Supremo Tribunal Federal.

O mandado de segurança, com 493 páginas, questiona a falta de motivos jurídicos para o afastamento da petista, o que o advogado de Dilma, o ex-ministro José Eduardo Cardozo, chama de 'falta de justa causa'.

Leia mais

 

Julgamento fatiado 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse que o único tropeço no processo de impeachment de Dilma Rousseff foi a realização de uma votação fatiada.

O comentário de Gilmar foi uma resposta ao também ministro do STF Ricardo Lewandowski, que lamentou o impeachment de Dilma e classificou o episódio como 'um tropeço na democracia'.

Leia mais

 

Os Estados também querem 

Não é só o governo federal que está de olho na Lei de Repatriação para melhorar o caixa. Estados também estão estudando aplicar novos impostos para aumentar a arrecadação, especialmente em meio à crise fiscal que muitos enfrentam.

Uma das ideias é cobrar uma taxa sobre heranças e doações também para quem está fora do país. Cada Estado define a própria alíquota. Em São Paulo, por exemplo, esse valor é de 4% e, no Rio, de 4,5% a 5%.

Leia mais

 

Tragédia nos trilhos 

A única vítima do acidente de trem ocorrido ontem de manhã em Nova Jersey, nos Estados Unidos, é brasileira.

Fabíola Bittar de Kroon, de 34 anos, estava na plataforma quando o trem descarrilou e a atingiu. Ela deixa uma filha pequena, que estava na creche, e o marido. As causas do acidente, que deixou também 114 feridos, ainda estão sendo investigadas.

Leia mais

 

Violência no Maranhão 

Criminosos atearam fogo em oito ônibus em São Luís, na noite de ontem, por ordem de líderes de uma facção criminosa que atua dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Três veículos ficaram totalmente destruídos e cinco foram parcialmente danificados pelo fogo. Até agora, não houve registro de vítimas, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Os presos reclamam da infraestrutura dos presídios de Pedrinhas, sobre o tempo de visita íntima, a forma que os familiares são tratados nas revistas durante os dias de visita e ainda sobre a alimentação oferecida nas unidades prisionais.

Leia mais

 

Pedido negado 

A CBF negou o pedido do Atlético-MG para adiar o jogo contra o Corinthians, na próxima quarta-feira, dia 5, em São Paulo. O clube mineiro solicitou uma nova data para a partida depois da convocação de Rómulo Otero para a seleção da Venezuela.

Com isso, o Galo vai enfrentar o Corinthians bastante desfalcado. Frickson Erazo e Juan Cazares vão defender a seleção equatoriana. Lucas Pratto atuará pela Argentina. Rafael Carioca foi chamado por Tite para a seleção brasileira. E agora Rómulo Otero foi convocado para jogar pela Venezuela.

Leia mais

 

Lady Gaga no Super Bowl 

A cantora Lady Gaga vai ser a grande estrela do Super Bowl 2017, a final do futebol americano, no dia 5 de fevereiro, em Houston.

A notícia foi confirmada pela própria cantora nas redes sociais. O novo álbum de Lady Gaga, Joanne, deve chegar às lojas e serviços de streaming no dia 21 de outubro.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos