Giro UOL traz os destaques da manhã desta quinta, 24/11, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

Pacote anticorrupção

O relatório anticorrupção foi aprovado na noite de ontem em comissão especial na Câmara dos Deputados. O pacote torna crime o uso de recursos não contabilizados em campanhas eleitorais, conhecido como caixa dois. O texto agora segue para o plenário da Casa para votação, que pode acontecer hoje.

 Nos bastidores, existem rumores de que vai ser aprovada uma anistia. Isso poderia beneficiar os investigados na operação Lava Jato, que seriam perdoados por crime de caixa dois cometido até agora. A Folha apurou que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acertou com líderes dos principais partidos uma emenda nesse sentido.

Leia mais

 

Socorro aos Estados

Depois de uma reviravolta contra o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), o Senado aprovou a reabertura do programa de repatriação de recursos de brasileiros no exterior com o rateio para os Estados.

Agora, os Estados vão receber 46% das receitas das multas, além de 49% sobre os recursos do imposto de renda. A expectativa de arrecadação dessa segunda fase é de R$ 30 bilhões. O projeto segue para aprovação da Câmara.

Leia mais

 

Calero x Geddel

O ex-ministro Marcelo Calero prestou depoimento à Polícia Federal sobre as acusações feitas contra Geddel Vieira Lima, que teria usado o cargo de ministro para pressioná-lo a liberar a construção de um prédio em Salvador.

A denúncia foi feita em entrevista à Folha. Procurado, Calero disse que não falaria com a imprensa. A Justiça Federal ordenou a suspensão das obras e venda dos apartamentos.

Leia mais

 

INSS paga 13º salário

O INSS começa a pagar hoje a segunda e última parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. Os primeiros que vão receber o benefício são os que ganham até um salário mínimo.

Quem ganha acima desse valor vai começar a receber a partir do dia 1º de dezembro e os depósitos continuam até o dia 7. O calendário pode ser consultado no site da Previdência Social.

Leia mais

 

Copa do Brasil e Sul-Americana

O Grêmio venceu o Atlético-MG por 3 a 1 e deu um grande passo rumo ao título da Copa do Brasil. Agora, o time gaúcho pode até perder por um gol de diferença no próximo jogo, na quarta-feira, em casa, para ser campeão.

Já na Copa Sul-Americana a Chapecoense fez história depois de um empate em zero a zero contra o San Lorenzo. Com isso a equipe brasileira se classificou para a final do torneio. E o grande herói da partida foi o goleiro Danilo, que evitou um gol dos argentinos no último minuto do jogo.

Leia mais

 

Sem Chico no Roda Viva

A TV Cultura retirou a música Roda Viva, de autoria de Chico Buarque, da abertura do programa Roda Viva.

A decisão foi tomada após o cantor ter sentido desconforto com a participação de Michel Temer na edição do dia 14. A emissora informou que mudança já estava prevista para comemorar os 30 anos do programa.

Leia mais

 

Prepare a pipoca

Hoje é dia de estreias no cinema. O destaque dessa semana é A Chegada, ficção científica mais elogiada do ano. No filme, a atriz Amy Adams faz o papel de Louise, uma professora de linguística convocada pelo governo norte-americano para decifrar um dialeto de uma raça alienígena.

Já o longa brasileiro Elis, com a atriz Andréia Horta, traz a vida e obra da cantora Elis Regina, do início da carreira, nos anos 1960 até a morte dela, em 1982. Quer saber mais sobre a programação de filmes dessa semana? Tá lá no aplicativo Guia UOL.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos