Topo

Giro UOL traz os destaques da noite desta quarta, 30/11, para você; ouça

Lucas Menegale

Do UOL, em São Paulo

30/11/2016 20h22

Lula é ouvido por Moro

O ex-presidente Lula foi ouvido hoje pela primeira vez pelo juiz federal Sérgio Moro como testemunha de defesa de Eduardo Cunha na Lava Jato.

Em videoconferência, Lula respondeu às poucas perguntas do juiz em uma audiência rápida. Cunha, ex-presidente da Câmara, está preso desde 19 de outubro em Curitiba, acusado de propina e de usar contas na Suíça para lavar dinheiro.

Leia mais

 

Polêmica do aborto

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), indicou não apoiar a intenção do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) de revisar a decisão do STF sobre o aborto.

Para Maia, ao firmar entendimento de que não é crime praticar aborto nos três primeiros meses de gestação, a Suprema Corte legislou no lugar do Congresso.

Leia mais

 

Velório na Arena Condá

O velório das vítimas do acidente aéreo que faziam parte do elenco da Chapecoense será realizado na Arena Condá. A prefeitura de Chapecó oficializou a informação, mas a cerimônia ainda não tem data e horários confirmados.

Os corpos das vítimas que faziam parte do elenco do time catarinense devem chegar a Chapecó na sexta-feira e então os trâmites para o velório coletivo serão iniciados.

Leia mais

 

Estreia de cinema adiada

O filme Sully - O Herói do Rio Hudson, em que o ator Tom Hanks faz um pouso de emergência no rio Hudson, em Nova York, salvando 155 pessoas, teve a estreia adiada no Brasil.

A mudança tem como objetivo evitar qualquer tipo de constrangimento relacionado ao conteúdo do filme, que chegaria às telas dois dias após o acidente com o time da Chapecoense. Ainda não foi marcada uma nova data.

 

Leia mais

 

Julgamento continua

Nesta quarta-feira foi realizado o terceiro dia do julgamento de Elize Matsunaga, acusada de matar e esquartejar o marido, Marcos Matsunaga, em 2012. A expectativa inicial era de que o processo terminasse até sexta-feira, mas, para a acusação, o julgamento pode seguir até o fim de semana.

O advogado de defesa Luciano Santoro criticou a lentidão com que a acusação questiona as testemunhas.

Leia mais

 

Aids ainda é problema sério

Dados apresentados pelo Ministério da Saúde assustam as vésperas do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Segundo os números, as novas infecções por HIV não têm diminuído no Brasil.

São mais de 41 mil novos casos por ano. Para piorar, dos 827 mil brasileiros que hoje convivem com o vírus, 112 mil desconhecem tal condição.

Leia mais

 

Mercado financeiro

A Bolsa teve alta de 1,51%, com 61.906,36 pontos. As ações da Petrobras saltaram mais de 10,6% e ajudaram a puxar o índice. É a maior alta percentual diária dos papéis da estatal desde março.

Já no mercado de câmbio, o dólar caiu 0,25% e está cotado em R$ 3,387. No mês, a moeda norte-americana caiu 6,2%.

Leia mais

 

Economia em recessão

A economia brasileira continua encolhendo e o PIB caiu 0,8% no terceiro trimestre em relação ao segundo. Na comparação com o terceiro trimestre de 2015, o PIB caiu 2,9%.

Está é a décima queda seguida na comparação anual e o sétimo recuo na comparação trimestral. Em ambas as medições, trata-se da maior sequência de resultados negativos em 20 anos.

 

Leia mais

 

Corte de juros

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu cortar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto percentual, para 13,75% ao ano. É a segunda redução seguida da taxa.

Na última reunião, em outubro, o BC já havia cortado a Selic de 14,25% para 14% ao ano.

Leia mais

 

Cortejo fúnebre de Fidel

As cinzas de Fidel Castro partiram hoje da Praça da Revolução, em Havana, para uma viagem por toda a ilha de Cuba. O cortejo fúnebre vai terminar em Santiago de Cuba, no próximo domingo.

Depois de quatro dias de viagem, as cinzas de Fidel Castro serão enterradas no cemitério de Santa Ifigenia de Santiago, ao lado do mausoléu de José Martí, herói da independência de Cuba.

 

Leia mais

 

Cuca dá adeus

O Palmeiras anunciou no fim da tarde de hoje a saída do técnico Cuca.

Em nota publicada no site oficial do campeão brasileiro desta temporada, o treinador atribui a decisão de não renovar o contrato por 'questões pessoais', mas diz que ‘voltará um dia’.

Leia mais