Topo

Projeto itinerante percorre SP com palestras e jogos contra as fake news

Carreta do projeto itinerante de combate a fake news "Jornalismo em Movimento" - Divulgação
Carreta do projeto itinerante de combate a fake news "Jornalismo em Movimento" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

25/10/2018 17h11

Um projeto itinerante organizado por um grupo de empresas e veículos de comunicação vai levar iniciativas de informação ao público para o combate à disseminação de informações falsas (as chamadas "fake news") a moradores da Grande São Paulo.

O projeto "Jornalismo em Movimento – Combate às Fake  News" levará especialistas em checagem de fatos, jornalistas e autoridades de diversos assuntos para participar de debates em um carreta de cerca de 15 metros de comprimento que percorrerá por São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e São Bernardo do Campo no período de 6 de novembro a 16 de dezembro.

Informações falsas têm 70% mais chances de viralizar do que notícias verdadeiras e alcançam muito mais gente, segundo estudo realizado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.

Os especialistas que participarão do projeto itinerante se colocarão à disposição para esclarecer dúvidas da população sobre temas variados.

Dentro da Unidade Móvel, o público poderá conhecer mais sobre o termo “Fake News” e como elas se propagam e disseminam inverdades, causando terríveis consequências. Para impactar as pessoas e incentivá-las a participar, haverá jogos valendo pontuações (quizzes) e a entrada no "Escape The Fake", jogo de fuga com enigmas jornalísticos.

"O objetivo desta ação é facilitar o acesso à informação de qualidade, estimulando o público a refletir sobre a forma como recebe, absorve e compartilha uma notícia, criando um maior senso crítico e engajamento na sociedade", explica Leandro Siqueira, responsável pela Comunicação da Truckvan e curador de conteúdo do projeto.

As Rádios Bandeirantes e BandNews FM transmitirão alguns programas ao vivo direto da Unidade Móvel.

O projeto Jornalismo em "Movimento – Combate às Fake News" é uma iniciativa da DeMello Consultoria, Truckvan e Grupo Band Rádios e conta com patrocínio da Anhanguera Educacional por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. O projeto tem apoio institucional da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e parceria da Comunicação Integrada, Boatos.org, Canaltech e UOL.