Topo

Especialista em política dos EUA, Fernanda Magnotta estreia coluna no UOL

Fernanda Magnotta, professora e coordenadora da Faap - Divulgação
Fernanda Magnotta, professora e coordenadora da Faap Imagem: Divulgação

Ana Caratchuk

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/02/2021 04h00

Especialista em política dos Estados Unidos, Fernanda Magnotta passa a fazer parte do time de colunistas do UOL. Professora e coordenadora do curso de relações internacionais na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), ela é autora do livro "As Ideias Importam: O Excepcionalismo Norte-Americano no Alvorecer da Superpotência", publicado em 2016.

Em sua coluna, Magnotta abordará temas relacionados à política internacional, com ênfase em Estados Unidos, mas sem deixar de analisar os reflexos da política americana para as relações do país com o Brasil e com outras nações pelo mundo.

A ideia é trazer a sofisticação da academia, com a robustez de argumentos, a apresentação dos temas com rigor e método científico, mas em uma linguagem que seja clara e que permita ao leitor entender sem necessariamente ter um conhecimento pré-adquirido [sobre o assunto].
Fernanda Magnotta, colunista do UOL

Magnotta é doutora e mestre em relações internacionais pelo programa de pós-graduação San Tiago Dantas —uma iniciativa conjunta de três universidades paulistas: Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Além de professora e coordenadora na Faap, Magnotta é senior fellow do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) no núcleo Américas - Estados Unidos e atua como consultora da Comissão de Relações Internacionais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Paulo.

Também é cocriadora do canal do YouTube "Em Dupla, com Consulta", dedicado a temas relacionados à política internacional e à cultura pop.

Em 2016, foi chefe da delegação do Brasil na Cúpula da Juventude do G-20, na China. No ano seguinte, foi selecionada pelo programa W30, organizado pela UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) e pelo banco Santander como uma das 30 mulheres mais influentes em gestão acadêmica no mundo.

Novidades nos EUA e relações com o Brasil

Em um ano de novidades na política americana, como a chegada da gestão do democrata Joe Biden e os entraves envolvendo mais um processo de impeachment contra o ex-presidente Donald Trump, a especialista diz ver espaço para uma série de debates —principalmente no que envolve a análise das continuidades e rupturas ligadas a esse contexto político.

"Muita coisa muda com o Biden em relação ao Trump, mas também outras continuam. O que, independentemente das paixões que o Trump gerava, vai acabar se consolidando como uma tendência? A relação com a China, por exemplo, deve continuar muito ruim, independentemente da saída do Trump", afirma.

Por consequência, diz ela, é preciso pensar como toda a dinâmica de política americana e de política global afeta o Brasil —o que também será fruto de análise em sua coluna.

Grandes decisões, que às vezes parecem distantes, isoladas, coisas fora da nossa realidade, geram muito mais impacto aqui do que a gente imagina. No fim das contas, se temos vacina ou não tem a ver com todos esses debates. Se pagamos caro por um produto, também.
Fernanda Magnotta, colunista do UOL

"Minha coluna vai nesse sentido: descomplicar, informar e esclarecer as pessoas sobre os contextos em que a gente está inserido."