Topo

Cria da Maré, Raphael Vicente ganhou o Brasil e agora é febre na Copa

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL

09/12/2022 11h24

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (9). Quer receber antes o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu email, na semana que vem? Cadastre-se aqui.

***

Nascido em Nova Holanda, favela no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Raphael Vicente começou a fazer vídeos por hobby há sete anos. Com o celular, convida avó, madrinha e até o cachorro para performar cenas de humor no TikTok, onde tem milhões de seguidores. Autointitulado a "Xuxa da Maré", ele conseguiu comprar uma casa para a família com o dinheiro de patrocínios.

O sucesso de dancinhas na rede social tem movimentado a Copa do Mundo por aqui, principalmente com as performances dos jogadores da seleção durante as partidas. E pode-se dizer que, neste quesito, Rapha também marcou um golaço: um vídeo em que dança um remix de "Waka Waka", tema da edição de 2010 na África do Sul, viralizou na internet com quase 4 milhões de visualizações. O sucesso foi tanto que ele também chamou a atenção da cantora Shakira, intérprete da canção, que além de compartilhar o vídeo, o convidou para dançar no palco de seu próximo show no Brasil.

"É Copa na Maré" tem performances de Rapha e outros moradores da favela, cuja população é majoritariamente negra — 62%, segundo o Censo Populacional da Maré de 2019.

Digo sempre que, se eu ficar muito grande, quero ficar conhecido como o Raphael Vicente da Maré. Quero que o canto onde cresci vá junto comigo. A Maré é muito mais do que as cenas de violência que aparecem nos jornais."
Raphael Vicente, tiktoker e dançarino

***

LEGADO... A Maré também é o berço da ex-vereadora Marielle Franco (1979-2018), que será homenageada pela irmã, a jornalista e colunista de Ecoa Anielle Franco, com o lançamento do livro "Minha irmã e eu", durante a Flup (Festa Literária das Periferias), na Maré, no dia 11 de dezembro.

***

OSCAR... Splash listou as dez fotos que marcaram o mundo dos famosos neste ano. Entre elas, o momento do tapa de Will Smith no rosto de Chris Rock durante o Oscar 2022, a gravidez de Rihanna e a Pequena Sereia negra.

***

REI DO GADO... O ator Antônio Pompêo, que participou da novela "O Rei do Gado", morreu aos 62 anos após uma temporada sem conseguir trabalhos na televisão. De acordo com a amiga e atriz Zezé Motta, ele estava recluso e deprimido com as faltas de oportunidades.

***

RESGATE... Uma idosa negra de 82 anos foi resgatada por trabalho análogo a escravidão no interior de São Paulo após trabalhar sem salário, folgas ou qualquer direito por 27 anos para um casal. Ela receberá indenização de R$ 813 mil, e o casal pode ser incluído na "lista suja do trabalho escravo".

***

DANDO A LETRA

As escolhas do novo governo do presidente Lula para confrontar a cultura do ódio serão decisivas para a promoção ou não de um novo letramento patrimonial em que a destruição de uma estátua como a de Mãe Stella de Oxóssi seja percebida como algo tão absurdo."
Ana Flávia Magalhães Pinto, historiadora

Ana Flávia Magalhães Pinto é professora do Departamento de História da UnB (Universidade de Brasília) e coordenadora da regional Centro-Oeste do GT Emancipações e Pós-Abolição da Anpuh (Associação Nacional de História). É autora de Escritos de Liberdade: literatos negros, racismo e cidadania no Brasil Oitocentista (Unicamp, 2018) e Imprensa Negra no Brasil do século XIX (Selo Negro, 2010).  - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Ana Flávia Magalhães Pinto
Imagem: Arquivo Pessoal

Em Presença História, Ana Flávia Magalhães cita o termo 'monumentalização do racismo' ao abordar o incêndio do monumento de Mãe Stella de Oxóssi, que, segundo ela, causou menos comoção do que o incêndio da estátua de Borba Gato, um bandeirante.

Em Notícias, Chico Alves repercute uma reunião ocorrida em Brasília entre policiais estaduais e federais - simpatizantes de organizações de esquerda - e o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), um dos coordenadores do grupo de transição do governo Lula para a área de Segurança Pública.

"Desde 2006, essa é a primeira vez que temos um africano entre os oito primeiros colocados -- Gana foi a última."
Rodolfo Rodrigues, colunista do UOL

Em Esporte, Rodolfo Rodrigues analisa as seleções das quartas de final da Copa do Mundo, destacando a presença de Marrocos, a única do continente africano. O colunista também avalia o próximo adversário do Brasil e diz que a Croácia tem a pior campanha entre os finalistas.

***

PEGA A VISÃO

Recebia uma pensão do meu pai e só conseguia pagar o aluguel. O lugar não tinha móvel nenhum. Dormi no chão real, com lençol e papelão."
Bianca Azevedo, funkeira

Bianca Azevedo - Brunini/Divulgação - Brunini/Divulgação
Imagem: Brunini/Divulgação

Em apenas cinco anos, a vida de Bianca Azevedo Leal, de 21 anos, teve uma grande reviravolta. Nascida e criada na favela de Campos dos Goytacazes (RJ), ela se mudou para a capital do Rio de Janeiro sozinha aos 16 anos para realizar o sonho de ser funkeira. Dormiu no chão de um barraco e chegou a fingir ser outra pessoa para tentar fechar shows para si mesma. Hoje, tem 319 mil seguidores no Instagram, 1,7 milhão no TikTok e faz de 12 a 15 apresentações por mês, incluindo uma turnê na Europa.

***

SELO PLURAL

Papo Preto - Arte UOL - Arte UOL
Papo Preto
Imagem: Arte UOL

No episódio #108 de Papo Preto, Antônio Criolo e Sandra Maria da Silva, representantes da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos, falam sobre a agenda climática da COP 27. Os convidados explicam como os quilombolas estão do lado da sustentabilidade e têm ajudado a proteger os biomas brasileiros.